26
Quinta, dez.

STAE e CNE favorecem a FRELIMO?

Política
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

eleitoral.

"A forma como são selecionados os brigadistas favorece muito esta coordenação entre os diretores distritais do STAE e os supervisores e isso para favorecer um determinado partido em detrimento dos outros partidos da oposição", revelou.

Ainda na semana passada, umdirigente eleitoral foi suspenso, na cidade da Beira, por suspeita de viciar o processo, dificultando o recenseamento a presumíveis apoiantes da oposição.

FRELIMO nega acusações

A FRELIMOnega as acusações de que esteja de mãos dadas com os órgãos eleitorais.

Gulamo Tajú, diretor da escola da FRELIMO, defende que há necessidade de dominar a legislação eleitoral.

"E precisamos de ter um pouco mais de abertura com os próprios órgãos. Não é responsabilidade do meu partido dirigir os órgãos. São órgãos do Estado e obedecem a um comando que é a CNE e depois o próprio STAE", esclareceu.

Limites das autarquias

A oposição moçambicana também tem criticado o recenseamento. Na semana passada, a RENAMO pediu ao Governo mais explicações sobre os limites das autarquias, incluindo as 12 novas, algo que ainda não está claro para muitos cidadãos.

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral explica que, segundo a lei eleitoral, o recenseamento ocorre no distrito com autarquia e só depois disso são definidas as fronteiras autárquicas.

"Então, nalguns casos as pessoas também fazem esta colocação porque o recenseamento está a ocorrer ou na zona autárquica ou na zona que não é autárquica. Então a lei diz que o recenseamento ocorre em todo o distrito e não apenas na zona autárquica, então, é para ajudar a clarificar isto."

Irregularidades

Quanto a queixas de que haveria brigadas a funcionar de forma irregular, o diretor de operações do STAE, Príncipe Wataia, esclarece que há pouco mais de 4 mil postos de recenseamento, e mais de 3 mil brigadas fixas e móveis, que assistem outros postos, dependendo do número de possíveis eleitores na zona.

"Há regiões onde aglomerados populacionais são pequenos e temos uma brigada fixa que faz recenseamento nos respetivos postos. Então, estas brigadas móveis num momento estão num posto e naquele posto onde saíram provavelmente já não estão porque a população naquela determinada área já reduziu, mas a brigada móvel depois retornará ao posto de origem."

O Secretariado de Técnico de Administração Eleitoral já recenseou mais de cinco milhões e quinhentos mil eleitores, o equivalente a 57% do total de possíveis eleitores.

O maior partido da oposição, a RENAMO, disse temer um "sub-recenseamento" nas regiões centro e norte, onde vive grande parte do seu eleitorado.

 

 

Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus