24
Qua., Abr.
0 New Articles

Preço do petróleo faz disparar saldo comercial para 10 mil milhões USD

Preço do petróleo faz disparar saldo comercial para 10 mil milhões USD

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O petróleo continua a ser a principal mercadoria de exportação do País. Os dados sobre o comércio externo do País revelam que Portugal é o país que mais nos vende e a China é o que mais nos compra.


A balança comercial nacional registou um saldo positivo de 1,67 biliões Kz, cerca de 10 mil milhões USD, no primeiro semestre de 2017, representando um aumento de 51% face aos 1,1 biliões registados no período homólogo de 2016, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Nos primeiros seis meses do ano, as exportações fixaram-se nos 2,7 biliões e as importações atingiram os 1,024 biliões Kz. Os números do INE indicam que as vendas ao exterior atingiram os 16,2 mil milhões USD no l semestre, contra os 12,7 mil milhões USD registados no mesmo período do ano passado, traduzindo-se num aumento de cerca de 28%.
O petróleo mantém-se como a principal mercadoria exportada por Angola. Quanto às compras ao estrangeiro, que rondaram os 6,1 mil milhões USD no I semestre deste ano, Angola importou o equivalente a mais 100 milhões face ao mesmo período do ano passado.
Ou seja, o país importou apenas mais 1,7% no I semestre de 2007 e exportou mais 28%, beneficiando do aumento dos preços do petróleo, o produto mais exportado pelo País.
Estes dados resultam da comparação efectuada pelo Expansão aos relatórios trimestrais sobreo comércio externo divulgados pelo INE.

 

Fonte:da Redação e Por angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus