26
Qui., maio
0 New Articles

Ministério Público pede pena máxima para a maioria dos 19 réus do caso 'dívidas ocultas'

Divida
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Ministério Público de Moçambique concluiu as alegações finais no caso das 'dívidas ocultas' com o pedido de aplicação de pena máxima para a maioria dos 19 réus em julgamento entre eles, Ndambi Guebuza, filho do antigo chefe de estado Armando Guebuza, Inês Moiane secretária particular de Guebuza e Renato Matusse, conselheiro político de Guebuza, assim como António Carlos do Rosário, antigo diretor de Inteligência Económica dos serviços secretos nacionais.

Foi na voz da procuradora Sheila Marrengula que o pedido do Ministério público foi feito a sexta secção do Tribunal Judicial da cidade de Maputo que julga o caso das dívidas ocultas, no final de dois dias do período reservado a apresentação das alegações finais

"Os réus Gregório Leão José, António Carlos do Rosário, Armando Ndambi Guebuza, Bruno Langa, Ângela Leão, Maria Inês Dove, Manuel Renato Matusse com pena máxima aplicável", foi pedido por Sheila Marrengula no tribunal.

Dos 19 réus em julgamento, Simione Mahumane é o único a quem o Ministério Público pediu a sua absolvição por não ter sido comprovado o seu envolvimento no calote. Aos restantes a representante do Ministério Público esclareceu que ficou provado o seu crime.

"Foram e estão sendo julgados aqueles que se apossaram de fundos do Estado", acrescentou Sheila Marrengula.

Para já, o Tribunal Judicial da cidade de Maputo marcou para segunda e terça-feira, o período para a apresentação de alegações da defesa dos réus do maior caso de corrupção financeira e em que o Estado moçambicano ficou lesado em 2,2 mil milhões de dólares entre 2013 e 2014.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus