A partir de agora, o BE está autorizado a realizar operações sobre valores mobiliários, emitidos pelo Estado ou por empresas angolanas, por conta própria ou de terceiros, junto dos seus clientes e de outras instituições bancárias e financeiras.
O registo do banco como membro da BODIVA permite acrescentar mais uma instituição bancária à lista de entidades autorizadas a transaccionar Obrigações do Tesouro (OT’s) e outros títulos de renda fixa, possibilitando que mais um agente de mercado tenha acesso à mesma informação, com total transparência de preços e condições.
Sanjay Bhasin, presidente da Comissão Executiva do BE (na foto, à esquerda de Pedro Pitta Groz, CEO da BODIVA) afirmou, após a assinatura do acordo, que “a integração do banco na BODIVA torna-se um importante passo na nossa estratégia de negócio, dado que permite ao banco transacionar activos de dívida pública nos mercados financeiro e interbancário”.
Ainda de acordo com o CEO, citado numa nota da assessoria do banco, “esta é uma oportunidade para captar novos investidores para os mercados regulamentados de valores mobiliários, bem como para estimular um maior desenvolvimento sustentável das actividades económicas”.
Refira-se que a BODIVA é a sociedade gestora de mercados regulamentados, responsável pela implementação e gestão de uma plataforma de negócios que permite a transacção, em mercado secundário, de títulos do tesouro, obrigações corporativas, acções, unidades de participação de fundos de investimentos e outros valores mobiliários.
O banco tem como accionista maioritário a Lektron Capital, SA (30,98%). Outros accionistas são Geni Novas Tecnologias, SA (19,90%), Sonangol (16%), Sonangol (16%), Novo Banco (9,72%) e a Sonangol (7,40%).
Fornecido por:Angonoticias 2016 ( Stop.co.mz )