24
Domingo, nov.

Deloitte "chumba" contas do ex-BESA em falência técnica e com prejuízos de 300 mil milhões

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Banco Económico fechou 2023 com prejuízos de 298,9 mil milhões Kz, um crescimento de 686% face aos resultados líquidos negativos de 38,0 mil milhões Kz registados em 2022, de acordo com cálculos do Expansão com base no relatório e contas da instituição publicado na semana passada. Pelo quinto ano consecutivo, o ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA) fecha

um exercício financeiro em falência técnica, já que os -627,9 mil milhões Kz de capital próprio representam um agravamento de 72% face aos -364,0 mil milhões verificados em 2022.


Para agravar a situação, o auditor externo, a Deloitte, escusou-se a emitir opinião sobre as contas considerando que estas não apresentam de forma apropriada a situação Apesar de o banco ter intensificado o ano passado o Plano de Reestruturação e Recapitalização iniciado em 2021, fechando 28 agências para um total de 42, e diminuindo em 215 o número de colaboradores para 630, esta redução de despesas da actividade praticamente não teve impacto nas contas, já que a instituição bancária (que recebeu em 2023 60% dos 100 milhões USD pela venda ad sua sede à ANPG) viu os seus prejuízos e capitais próprios agravarem-se em 2023. E isto deve-se, em parte, à desvalorização cambial verificada no ano passado, em que a moeda nacional depreciou 39% face ao dólar e ao euro.


Como 74% dos pouco mais de 1 biliões Kz registados em depósitos dos clientes em 2023 (+30% do que em 2022) são em moedas estrangeiras, sempre que a moeda nacional deprecia significa que os passivos do banco aumentam (depósitos são passivos dos bancos). E se o passivo aumentou, por outro lado o activo caiu.


Em 2023, o banco viu revertida a operação com o actual INVESTPAR (antigo Grupo ENSA), na qual em 2016 o ex-BESA vendeu um conjunto de activos, entre uma carteira de crédito (a maioria dos quais tóxicos) e um conjunto de imóveis, e reincorporou no banco esses activos, desreconhecendo os valores a receber, o que teve "impacto negativo no activo total", admite o banco. E não tem sido fácil vender alguns desses imóveis recebidos em Abril do ano passado.

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus