26
Sex., Abr.
0 New Articles

Reservas de Angola em moeda estrangeira descem para valor mais baixo desde 2010

Reservas de Angola em moeda estrangeira descem para valor mais baixo desde 2010

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As reservas de Angola em moeda estrangeira caíram para 12,84 mil milhões de dólares, o valor mais baixo dos últimos oito anos e muito abaixo do pico de Setembro de 2103, quando ultrapassaram os 34 mil milhões.


De acordo com a contabilização feita pela agência de informação financeira Bloomberg, que cita dados do Banco Nacional de Angola (BNA), este é o valor mais baixo desde Janeiro de 2010.
Angola vive uma grave crise financeira e económica, decorrente da quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, situação que se reflecte ainda na falta de divisas no país, o que dificulta nomeadamente as importações, provocando várias restrições na gestão de moeda estrangeira.
O país enfrenta também dificuldades cambiais, tendo o BNA aumentado a venda de divisas (euros) à banca comercial angolana, que está sem acesso a dólares face à suspensão das ligações com correspondentes bancários internacionais.
Entre Agosto de 2016 e Julho de 2017, o banco central - que actualmente é o único fornecedor de divisas à banca comercial - aumentou a injecção de moeda estrangeira no mercado cambial primário, com vendas directas aos bancos.
No entanto, a partir das eleições gerais de 23 de Agosto, essas vendas por parte do BNA caíram fortemente.
As reservas angolanas actuais garantem o equivalente a cerca de meio ano de importações de alimentos, bens e equipamentos, tendo em conta as necessidades, numa altura de forte contenção na disponibilização de divisas aos bancos.
As reservas contabilizadas pelo BNA são constituídas com base em disponibilidades e aplicações sobre não residentes, bem como obrigações de curto prazo.
Estas vendas feitas pelo BNA foram, entretanto, substituídas a 09 de Janeiro pelo regime de leilão de preço com os bancos comerciais, que, em paralelo com a introdução do novo modelo de taxa de câmbio flutuante, definida pelo mercado, fez o kwanza depreciar-se já 30% face ao euro e mais de 20% para o dólar.
O Presidente angolano, João Lourenço, disse a 16 de Outubro, na Assembleia Nacional, no discurso anual sobre o estado da Nação, que é necessário proteger estas reservas, mas sem que isso prejudique a recuperação económica.
"Vamos encontrar os melhores mecanismos para que as escassas divisas disponíveis deixem de beneficiar apenas a um grupo reduzido de empresas e passem a beneficiar os grandes importadores de bens de consumo e de matérias-primas e de equipamentos que garantam o fomento da produção nacional", enfatizou.
"Importa impedir que a venda directa de divisas seja uma forma encapotada de exportação de capitais, sem o correspondente benefício para o país", acrescentou.
Pouco mais de uma semana depois deste discurso, o governador do BNA, Valter Filipe, foi exonerado, tendo João Lourenço nomeado para as mesmas funções José de Lima Massano, que regressou ao cargo que ocupou até Janeiro de 2015.

 


Fonte:da Redação e Por angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus