22
Sexta, nov.

Terrorismo no Oriente Médio é ameaça energética, diz Turquia

Turquia: Erdogan lembrou que nessa região se concentram "dois terços das fontes de energia do mundo"

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

organizações.

"O mundo não terá segurança energética se não pudermos limpar esta região (Oriente Médio) de organizações terroristas", alertou o presidente turco durante a abertura da 23ª edição do Congresso Mundial de Energia em Istambul.

Erdogan lembrou que nessa região se concentram "dois terços das fontes de energia do mundo" e garantiu que seu país está fazendo o possível para que esses recursos "cheguem aos mercados mundiais".

Nesse sentido, o presidente lembrou que, apesar de não ser um fornecedor de energia, a Turquia é um país de passagem, e citou como exemplo os gasodutos que levam gás de Rússia, Azerbaijão e Turcomenistão para a Europa.

Por isso, Erdogan pediu que todos os países apoiem a Turquia na luta contra o terrorismo que, segundo ele, não é apenas seu direito, mas uma necessidade.

"É nosso direito lutar contra o terrorismo na Síria e no Iraque", afirmou Erdogan, que disse que a Turquia enfrenta o jihadista Estado Islâmico (EI), as guerrilhas curdas do PKK e do PYD e a confraria islamita de Fetullah Gülen, que o governo incluiu entre os grupos terroristas.

Além disso, Erdogan pediu aos líderes mundiais que trabalhem "lado a lado" para conseguir a paz e a estabilidade na Síria, no Iraque e no Oriente Médio em seu conjunto. 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:EFE

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE

Tópicos:Iraque, Síria, Terrorismo, Turquia, Ásia, Europa

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus