"A primeira usina nuclear do Irã foi construída com tecnologia russa. Foram pactuados planos para construir no Irã outros oito reatores nucleares", anunciou Putin, em referência à usina instalada há três anos em Bushehr, no Golfo Pérsico.
O chefe do Kremilin viaja na próxima segunda-feira para Baku, capital do Azerbaijão, para participar de uma cúpula tripartite com o chefe de Governo daquele país, Ilham Aliyev, e com o do Irã, Hassan Rohani.
"A Rússia continuará ajudando os parceiros iranianos a completar seu plano nuclear, incluindo o processamento do urânio enriquecido e a produção de isótopos estáveis", acrescentou Putin, que aproveitará a viajem à capital azerbaijana para ter uma reunião bilateral com Rohani sobre a cooperação no âmbito do uso pacífico da energia nuclear.
A companhia de energia nuclear russa, Rosatom, já iniciou os trabalhos do segundo reator na central de Bushehr que, a exemplo do primeiro, terá mil megawats de potência.
O acordo sobre a política nuclear iraniana, alcançado há um ano em Viena entre Teerã e a comunidade internacional, legitimou o desenvolvimento dos usos pacíficos da energia atômica naquele país e adotou um roteiro para superar as sanções impostas pelos Estados Unidos e a União Europeia contra o Irã.
A atual usina nuclear de Bushehr começou a ser construída ainda na década de 1970 com ajuda alemã. O projeto, no entanto, foi interrompido após o triunfo da Revolução Islâmica (1979), ficando paralisado até fevereiro de 1998, quando um acordo com a Rússia foi assinado.
Apesar de a construção ter se prolongado por 20 anos, devido à oposição ocidental, a usina entrou em funcioname
Fonte:EFE
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters
Tópicos:Energia, Energia nuclear, Infraestrutura, Irã, Ásia, Europa, Rússia, Vladimir Putin, Políticos