19
Sex., Abr.
0 New Articles

ONU apela a contenção de tropas no Cazaquistão

ONU apela a contenção de tropas no Cazaquistão

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um apelo à contenção das forças militares nacionais e extrangeiras presentes no Cazaquistão.

O mais recente balanço dos protestos e motins no país aponta para 12 polícias mortos, bem como dezenas de manifestantes.

Esta quinta-feira, chegaram ao Cazasquistão tropas russas, em resposta ao pedido de assistência do presidente cazaque, uma intervenção seguida com apreensão pelo Ocidente.

Dmitry Oreshkin, analista político russo:"Tokayev manterá o poder com militares e polícia antimotim essencialmente proveniente da Rússia. Mas, por outro lado, vai pagar com uma redução da soberania estatal. Vai depender mais fortemente da Rússia, ainda mais do que [o antecessor] Nazarbayev. Vladimir Putin não vai desperdiçar esta oportunidade."

O movimento de contestação teve início no domingo no oeste do Cazaquistão, em resposta ao aumento dos preços do gás, mas alastrou-se rapidamente a Almaty, capital económica do país, onde os protestos degeneraram em motins contra o regime.

 

Fonte:da Redação e da euronews.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS WhatsApp
Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus