23
Segunda, dez.

Novo governo no Cazaquistão

Asia Setentrional e Central
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

De acordo com informação oficial, as forças de segurança cazaques detiveram quase 10 mil pessoas na última semana.

No Cazaquistão estão ainda cerca de 2 mil militares estrangeiros. Tropas internacionais lideradas pela Rússia que devem abandonar o país "dentro de dois dias". Anúncio feito pelo chefe de Estado cazaque, considerando que a missão de apoio foi "um sucesso".


União Europeia pede respeito pelos direitos fundamentais
Numa videoconferência com o presidente do Conselho Europeu, Kassym-Jomart Tokayev desmentiu o uso de força contra os manifestantes. O líder cazaque considerou no entanto que país enfrentou actos de agressão sem precedentes, obrigado a medidas urgentes para restaurar a ordem constitucional.

Nos confrontos morreram 160 pessoas, incluindo 17 membros das forças de segurança. Em nome da União Europeia, Charles Michel lamentou a perda de vidas e reafirmou a importância do respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

A vida em Almaty, a antiga capital e maior cidade do Cazaquistão, começou a voltar à normalidade esta semana. As carreiras de transporte público foram retomadas e as lojas começaram a reabrir.

Os protestos estalaram por causa da duplicação do preço do gás. O Presidente Kassym-Jomart Tokayev culpou os "terroristas" apoiados por estrangeiros pela agitação.

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus