28
Ter., Jun.
0 New Articles

Novo governo no Cazaquistão

Asia Setentrional e Central
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Alikhan Smailov é o novo primeiro-ministro do Cazaquistão. Foi nomeado pelo presidente esta terça-feira e rapidamente aprovado pelo parlamento numa sessão transmitida em direto pela televisão estatal. Smailov, com 49 anos, era vice-primeiro-ministro no governo demitido na semana passada por Tokayev, na sequência da onda de protestos que varreu o país.

De acordo com informação oficial, as forças de segurança cazaques detiveram quase 10 mil pessoas na última semana.

No Cazaquistão estão ainda cerca de 2 mil militares estrangeiros. Tropas internacionais lideradas pela Rússia que devem abandonar o país "dentro de dois dias". Anúncio feito pelo chefe de Estado cazaque, considerando que a missão de apoio foi "um sucesso".


União Europeia pede respeito pelos direitos fundamentais
Numa videoconferência com o presidente do Conselho Europeu, Kassym-Jomart Tokayev desmentiu o uso de força contra os manifestantes. O líder cazaque considerou no entanto que país enfrentou actos de agressão sem precedentes, obrigado a medidas urgentes para restaurar a ordem constitucional.

Nos confrontos morreram 160 pessoas, incluindo 17 membros das forças de segurança. Em nome da União Europeia, Charles Michel lamentou a perda de vidas e reafirmou a importância do respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

A vida em Almaty, a antiga capital e maior cidade do Cazaquistão, começou a voltar à normalidade esta semana. As carreiras de transporte público foram retomadas e as lojas começaram a reabrir.

Os protestos estalaram por causa da duplicação do preço do gás. O Presidente Kassym-Jomart Tokayev culpou os "terroristas" apoiados por estrangeiros pela agitação.

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus