26
Qui., maio
0 New Articles

Ano Novo chinês celebrado com fulgor em Macau

Asia Meridional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As celebrações do Ano Novo chinês começaram esta terça-feira e prolongam-se até ao próximo dia 15 de Fevereiro. No Oriente celebra-se o ano 4720, uma escala temporal completamente diferente daquela que existe no Ocidente.
O início do mês de Fevereiro é uma data particularmente importante para os chineses que celebram a entrada no Ano Novo chinês.

Na China, cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo. Este novo ano chinês é o ano do Tigre, um animal que, para os habitantes deste país, representa a coragem, a independência e a força.

O realizador Maxim Bessmertnyi, que vive há décadas em Macau, relata-nos como decorrem os festejos. "Ontem à noite foi a reunião de jantar de Ano Novo. Hoje é juntar os amigos e a família", começou por relatar-nos.

"Está toda a gente a festejar, a sair e a passar o tempo. Não existem dias de trabalho por enquanto", acrescentou, salientando que a maioria dos chineses volta ao trabalho somente a 4 ou 7 de Fevereiro.

Maxim Bessmertnyi falou depois um pouco sobre o ambiente que se vive nas ruas de Coloane, na ilha macaense onde vive.

"Continua a haver aquelas luzes que existiam em Coloane, aquelas luzes na vila do Ano Novo chinês, sempre as tangerinas. Estas coisas continuam, como tradição", descreveu.

Para os chineses, este é o ano do Tigre, que sucede ao Boi. A esperança de um ano próspero paira no ar. "O Tigre tem de ser um ano positivo porque senão não andamos para a frente e Macau precisa de andar para a frente", defendeu o realizador, em entrevista à RFI.

Maxim Bessmertnyi acredita que vão existir mudanças em vários domínios, "não só industrais, como em termos de movimento de pessoas".

"Esperemos que existam boas notícias porque nós já estamos aqui pelo segundo ano sem sair. É impossível viajar", concluiu.

Ouça aqui a alocução do nosso convidado:

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus