04
Sáb., Dez.
24 New Articles
× Essa religião foi criada por Buda, na Índia, no século VI a.C. No budismo não existe um deus, mas sim um líder espiritual, que é o próprio Buda

lightbulb Quem é Buda

1 mês 2 semanas atrás #440 por Paula Cristina
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

Um exemplo de Buda foi Sidarta Gautama, que nasceu por volta de 556 a.C., em Kapilavastu, capital de um pequeno reino próximo ao Himalaia, na atual fronteira do Nepal. Filho do Rei Sudodano, Sidarta foi educado para ser um guerrilheiro e seria o herdeiro do trono de seu pai.

Sidarta estudou com os melhores tutores, praticou esportes, artes marciais e era dotado de uma inteligência ímpar. Sua vida era repleta de luxos e confortos, mas quando saía do palácio e se deparava com a pobreza, a doença e a morte, sentia-se inquieto e buscava entender o sofrimento do ser humano.

A busca pelo fim do sofrimento
Contrariando a vontade de seu pai, aos 29 anos, Sidarta decidiu sair do palácio. Seu objetivo era buscar o conhecimento que livra o homem do sofrimento e lhe dá serenidade. Durante 6 anos Sidarta viajou por seu país atrás de mestres espirituais e práticas de meditação.

Tornou-se um discípulo dos ascetas, que acreditavam que abster-se dos prazeres psicológicos e físicos era o caminho para encontrar o desenvolvimento e equilíbrio emocional. Sidarta praticou o ascetismo com bastante disciplina durante 6 anos.

O ascetismo pregava severos jejuns e durante um desses períodos sem se alimentar, Sidarta foi purificar-se em um rio e desfaleceu. Uma mulher lhe ofereceu comida e seus colegas ascetas, ao verem Sidarta se alimentando, acreditaram que ele havia traído seus princípios e o abandonaram.

Sidarta seguiu sozinho em uma nova fase de meditações em busca da elevação espiritual. Foi quando em um dia, depois de um banho no rio Nairanjana, Sidarta sentou-se embaixo de uma figueira e meditou profundamente. Acredita-se que ele tenha meditado por vários dias.

Ilustração de Buda durante meditação.

Essa meditação o levou à iluminação, à descoberta da verdade e foi a partir de então que se intitulou de Buda - aquele que despertou do sono da ignorância, que se iluminou.

Nessa ocasião, Buda estava com 35 anos e dedicou-se até o fim de sua vida para levar os seus conhecimentos para outras pessoas que, assim como ele, buscavam a iluminação. Os ensinamentos que Buda alcançou ao longo dessa jornada foram organizados nas Quatro Nobres Verdades.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Paula Cristina
  • Avatar de Paula Cristina Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.419 segundos