04
Sáb., Dez.
24 New Articles
× Essa religião foi criada por Buda, na Índia, no século VI a.C. No budismo não existe um deus, mas sim um líder espiritual, que é o próprio Buda

exclamation-circle O que é o budismo tibetano

1 mês 2 semanas atrás #439 por Paula Cristina
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Budismo tibetano é uma vertente do budismo, conhecido por apresentar um caráter místico mais acentuado, expresso por meio de seus rituais de meditação e da elaborada reprodução artística.

Também conhecido como vajrayana ou lamaísmo, o budismo tibetano segue o pensamento Mahayana ou Maaiana, onde há uma forte relação entre os alunos e os lamas (mestres). Aliás, o uso do termo Lamaísmo deriva justamente da palavra lama, que significa "mestre" na língua tibetana.

O budismo tibetano é caracterizado pelo exercício aprimorado das meditações, que são feitas em grandes rituais, incluindo a leitura de textos litúrgicos (saddhanas), estimulação de visões mentais e acompanhadas de instrumentos musicais. O lamaísmo também é conhecido pelo seu evidente senso artístico, reproduzido através de elaboradas esculturas, pinturas, entre outras expressões da arte.

O Dalai Lama é o maior representante do budismo tibetano, sendo que este costuma ser dividido em diferentes escolas. As principais são: Gelug, Kagyu, Nyingma e Sakya.

Saiba mais sobre o Dalai Lama.

O uso da expressão budismo tibetano não é reconhecido pelos orientais, mas apenas entre os ocidentais. Aliás, de acordo com alguns autores, seria incorreto fincar uma diferenciação entre o budismo indiano e o tibetano, uma vez que não existiriam distinções entre as duas correntes que justificassem tal ato.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Paula Cristina
  • Avatar de Paula Cristina Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.223 segundos