24
Domingo, nov.
57 New Articles

Maestro Kurt Masur morre aos 88

O governo alemão elogiou Masur por seu papel em 1989 como o regime da RDA

Entretenimento
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

O alemão foi diretor musical da Filarmônica de Nova York a partir de 1991-2002 e foi creditado com revigorando o conjunto.

Antes disso, ele conduziu a Orquestra Gewandhaus de Leipzig, na então-comunista Alemanha Oriental por quase 30 anos.

O governo alemão elogiou Masur por seu papel em 1989 como o regime da RDA foi ameaçado por manifestações de massa.

O condutor era um dos proeminentes cidadãos de Leipzig para apelar para nenhuma violência como dezenas de milhares tomaram as ruas.

Sua influência ajudou a evitar uma sangrenta repressão contra manifestantes pró-democracia - e Muro de Berlim caiu, pacificamente, dentro de algumas semanas.

"A Alemanha unificada deve-lhe uma enorme dívida de gratidão como um pioneiro e como garante de uma transição pacífica para a unidade", disse o ministro da Cultura Alemã Monika Gruetters.

Brian Hanrahan O correspondente da BBC na elaboração de relatórios sobre as manifestações em Leipzig Outubro de 1989,

Nas comemorações da reunificação da Alemanha, em 03 de outubro de 1990 Kurt Masur dirigiu um desempenho de Nona Sinfonia de Beethoven, em Berlim.

Alguns sugeriram que ele deveria tornar-se o primeiro líder pós-comunista da Alemanha Oriental, mas ao invés disso ele mudou para os EUA.

A morte de Masur no sábado, foi anunciado pela Filarmônica de Nova York.

Presidente Philharmonic Matthew VANBESIEN disse Masur tinha "deixou um legado que vive hoje".

 

 

"O que me lembro mais vividamente é profunda crença de Masur na música como uma expressão de humanismo", disse ele.

"Achámos que este poderosamente na sequência de 11/09, quando ele liderou a filarmônica em uma performance comovente de Ein Deutsches de Brahms Requiem e os músicos da orquestra deu concertos de câmara gratuitos em torno Ground Zero.

"Hoje, os nova-iorquinos ainda tiver esta marca humanista através da popular Concerto do Dia Memorial anual gratuito, que ele apresentou."

Masur serviu como o principal maestro da Filarmônica de Londres entre 2000 e 2007, depois que ele tornou-se diretor musical honorário da Orquestra Nacional com sede em Paris de França.

Em abril de 2012 ele caiu do palco durante a realização da Orquestra Nacional da França em Paris e foi tratado no hospital.

No mesmo ano, depois de cancelar vários compromissos de concertos, ele revelou em seu site que ele estava sofrendo de doença de Parkinson.

Masur nasceu em 1927 na Baixa Silésia, Alemanha - agora parte da Polônia - e estudou piano, composição e regência em Leipzig, Saxony.

 

Ele deixa sua terceira esposa, Tomoko, um soprano do Japão, e cinco filhos.

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus