A seleção francesa masculina de polo aquático disputará os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, após a Federação Internacional de Natação (Fina) ter decidido nesta quarta-feira (27 de abril) não punir a equipe por causa de um incidente no jogo contra o Canadá no pré-olímpico disputado em abril na cidade de Trieste, na Itália.
A França perdeu para o Canadá por um contundente 13 a 5 na última rodada da fase de grupos, o que levou a Federação Canadense de Polo Aquático a apresentar um recurso à Fina, convencida de que os franceses tinham perdido deliberadamente a partida para enfrentar a Holanda, a priori um adversário mais simples, em vez da Espanha nas quartas de final da competição.
Depois da derrota para o Canadá, a França bateu a Holanda por 12 a 1, enquanto os canadenses caíram diante dos espanhóis por 7 a 8.
O recurso fez com que a Fina abrisse uma investigação para avaliar o caso. Após consultas ao comitê técnico e ético, processo concluído hoje, a entidade decidiu não punir os franceses.
Desta forma, a França será uma das 12 seleções que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016. Os outros países classificados no pré-olímpico foram Hungria, Itália e Espanha.
Fornecido por:Gazeta Press 2016 ( Stop.co.mz )