Governo paga dívida, mas Campeonato Argentino segue em risco

Clubes do país estão afundados em dívidas com os jogadores

Futebol
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

nesta quinta, quando o governo federal autorizou, em decreto, o pagamento da multa de 350 milhões de pesos (R$ 70 milhões) referente à rescisão de contrato do Fútbol para Todos. O dinheiro deve cair na conta dos clubes ainda nesta quinta.

O programa, uma das bandeiras dos governos Kirchner, garantia o financiamento do futebol no país. O governo federal garantia a transmissão de todos os jogos do Campeonato Argentino e bancava os clubes. Mas o Fútbol para Todos foi encerrado pelo presidente Mauricio Macri e os clubes se viram sem dinheiro. Desde maio, não recebem cotas de televisão.

Por isso, de acordo com o sindicato dos jogadores, o Futebolistas Argentinos Agremiados, conhecido apenas como "Agremiados", em alguns clubes os salários estão atrasados desde agosto do ano passado. Sergio Marchi, secretário-geral da entidade, garante que, se as dívidas não forem pagas, o Campeonato Argentino não recomeça. O torneio deveria ter voltado na primeira semana de fevereiro.

"Não começaremos. O dinheiro que vai entrar nos clubes (pela rescisão) não alcança a dívida", disse na quarta-feira à noite, em declaração reproduzida pelo jornal Clarín. De acordo com o diário, os capitães dos clubes da primeira divisão dão "forte apoio" a Marchi, solidários aos jogadores da divisão de acesso, onde as dívidas são ainda maiores.

Banfield, Newell's Old Boys, Olimpo e Quilmes são alguns dos clubes mais endividados, assim como o Gimnasia y Esgrima, de La Plata, que entrou com pedido de Concurso Preventivo, uma etapa jurídica para evitar a falência, já que é incapaz de quitar suas dívidas a curto prazo.

Ainda de acordo com o Clarín, o Belgrano viajou a Buenos Aires, onde tem jogo marcado contra o San Lorenzo na sexta. Mas ninguém sabe se a partida vai mesmo acontecer – se ocorrer, como todas as outras, será sem transmissão na TV. Também na sexta, o Rosario Central recebe o Godoy Cruz, que deve viajar para Rosário nesta tarde.

 

 

 

 

Fonte:Estadão Conteúdo

Reditado para:Noticias do Stop 2017

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus