Em conversa com Christophe Jousset, chefe da redacção desportiva da RFI, o vencedor do Prémio Marc-Vivien Foé assumia o seu orgulho pelo troféu.
"Sinto-me orgulhoso. Nunca me passou pela cabeça, pelo que quero agradecer o facto de ter sido seleccionado e de ter figurado entre os demais futebolistas. Não é fácil porque há muitos jogadores africanos.
Mas trabalhei e eis que hoje sou recompensado. Isso é bom para mim ! Fico satisfeito tanto mais que é só o meu primeiro ano em França, porque em África as pessoas não acompanham muito o campeonato português.
A França é uma verdadeira montra pelo que eu tinha que chegar até aqui !
Dedico este troféu a todo o povo da RDC. Agradeço o voto de cada um dos membros do júri. Isto é algo que me toca no fundo do coração.
Obrigado, é uma lembrança que vou conservar a minha vida inteira, não me vou esquecer."
Chancel Mbemba, defesa do Marselha da RDC, entrevista de Christophe Jousset
A edição de 2023 deste Prémio Marc-Vivien Foé designou Chancel Mbemba por um júri de quase 100 especialistas do futebol francês e africano, a partir de uma lista de 11 futebolistas africanos elaborada pelos serviços desportivos desta estação emissora, a RFI, e do canal televisivo France 24.
Esta distinção foi criada em 2009 e desde 2011 que adoptou o nome de Marc-Vivien Foé, futebolista camaronês que morreu repentinamente durante um jogo em Lyon em 2003.
Chancel Mbemba nasceu em Kinshasa, capital da República democrática do Congo, chegou a França em Julho de 2022 após quatro temporadas com o Porto onde conseguiu a consagração, depois de ter passado pelo clube belga do Anderlectht e melos ingleses do Newcastle. Com o clube português Mbemba conseguiu fazer a "dobradinha" Taça e Campeonato na época de 2021-2022.
Mbemba é dos defesas mais sólidos da "Ligue 1", campeonato francês de primeira divisão. Ele ultrapassou o médio marfinense Seko Fofana do Lens, vencedor na edição de 2022, bem como o nigeriano Terem Moffi do Nice.
Na lista de 11 futebolistas constava também o avançado Mama Baldé da Guiné-Bissau que veste a camisola do Troyes.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP