Nesta sexta-feira 7 de Abril frente às japonesas e na terça-feira 11 de Abril frente às galesas, as portuguesas têm dois testes de preparação para a prova mundial organizada pela FIFA.
Nesta sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães, a Selecção Portuguesa, 21ª no ranking mundial, mede forças com a do Japão, 11ª nação na classificação mundial, que já se sagrou campeã do mundo em 2011 e foi vice-campeã em 2015.
Um jogo amigável, mas que poderá dar o mote para o que poderá ser a prova das atletas portuguesas.
Em entrevista à RFI, depois de um congresso de treinadores em Viana do Castelo em território português, Francisco Neto, seleccionador de Portugal, abordou os objectivos da Selecção para o Mundial, mas antes disso explicou o que espera destes dois jogos amigáveis, admitindo igualmente que é necessário haverá mais treinadoras no futebol.
De notar que na terça-feira, as portuguesas defrontam as galesas, o País de Gales que não alcançou o apuramento para o Mundial e que se encontra no 31° lugar no ranking.
Carole Costa (centro), marcou o golo do triunfo português. Imagem de Arquivo.
Carole Costa (centro), marcou o golo do triunfo português. Imagem de Arquivo. © AFP - OLI SCARFF
A RFI também teve a oportunidade de estar presente num jogo da primeira divisão portuguea de futebol feminino, em que o Famalicão venceu por 4-1 o Lank Vilaverdense num jogo a contar para a 17ª jornada da Liga BPI.
No fim do encontro, Vânia Duarte, defesa de 22 anos do Famalicão, internacional pela selecção portuguesa de sub-23, abordou esse triunfo que coloca a equipa no 5° lugar no campeonato, mas sobretudo admitiu que o sonho é representar a selecção principal e poder estar num Mundial… e porque não já neste Verão.
Vânia Duarte, atleta luso-suíça do Famalicão, já representou as suíças do Zurique antes de chegar a Portugal durante a temporada 2021/2022.
A equipa famalicense ocupa o quinto lugar na tabela classificativa com 31 pontos, a um do Damaiense. Na frente está o Benfica, líder com 48 pontos, mais nove do que o Sporting de Braga e o Sporting Clube de Portugal, isto quando faltam cinco jornadas para o fim da liga portuguesa.
Continuamos com o futebol feminino,
Mas desta vez vamos para a Rússia onde o campeonato já começou e três equipas têm quatro triunfos em quatro jogos realizados: o CSKA de Moscovo, o Zenit São Petersburgo e o Lokomotiv de Moscovo.
No clube do Lokomotiv joga uma atacante brasileira de 20 anos, Layssa Santos, que vive a sua primeira experiência fora do Brasil.
Em entrevista exclusiva à RFI, Layssa Santos, que já apontou dois golos em quatro jogos, abordou a sua experiência na Rússia, mas também realçou que o seu objectivo é representar o Brasil e vencer um Mundial.
Layssa Santos, atleta brasileira de 20 anos do Lokomotiv, já representou no Brasil o Ceilândia, o Internacional, e o Red Bull Bragantino.
O campeonato russo prossegue a 15 de Abril com a quinta jornada em que o Lokomotiv vai defrontar o Zenit, detentor do título de campeão.
Recorde-se que o Brasil está no Mundial feminino, integrando o grupo F juntamente com Jamaica, Panamá e França.
De notar que Portugal e Brasil são as únicas duas selecções lusófonas presentes no Campeonato do Mundo de futebol feminino que vai decorrer na Austrália e na Nova Zelândia.
Chegamos assim ao fim deste magazine Desporto.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP