Na manhã deste domingo (14 de agosto), a esgrima do Brasil voltou a ação na modalidade de equipes masculinas, contra a Venezuela, pelas oitavas de final do torneio de espadas. Diferente do individual, os confrontos vão somente até cinco pontos ou três minutos, com todos os atletas se enfrentando, gerando nove duelos diretos. Os esgrimistas brasileiros foram derrotados por um placar geral de 45 a 25.
Na primeira rodada, Athos Schwantes abriu o jogo contra Silvio Fernandez, em um empate por 0 a 0. Na sequência, outro resultado igual prevaleceu: Guilherme Melaragno empatou em 2 a 2 com Ruben Limardo Gascon. No último, Nicolas Ferreira foi o primeiro derrotado por seu país, sofrendo um 5 a 3 de Francisco Limardo, deixando o resultado geral em 7 a 5 para os venezuelanos.
Depois, no segundo assalto, Guilherme ficou frente a frente com Silvio Fernandez em uma grande batalha. Silvio conseguiu vencer por 9 a 7. Em seguida, Athos retornou para pegar Francisco, e desta vez levou a pior com um 4 a 2. Novamente por último, Nicolas foi batido pela segunda vez, agora por Ruben, por 3 a 1. Nesta altura do embate, a Venezuela vencia por 25 a 13.
No terceiro e decisivo round Melaragno perdeu para Francisco Limardo por 4 a 2. Após sua última aparição, Alexandre Camargo substituiu Ferreira para fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos com apenas 17 anos. Apesar da expectativa, o brasileiro sofreu um 8 a 3 frente a Fernandez. Schwantes fechou a participação do Brasil na esgrima com
Confira os resultados de cada duelo:
Primeiro round:
Athos Schwantes 0 – 0 Silvio Fernandez – 0-0
Guilherme Melaragno 2 – 2 Ruben Limardo Gascon – 2-2
Nicolas Ferreira 3 – 5 Francisco Limardo – 5-7
Segundo round:
Guilherme Melaragno 7 – 9 Silvio Fernandez – 12-16
Athos Schwantes 2 – 4 Francisco Limardo – 14-20
Nicolas Ferreira 1 – 3 Ruben Limardo Gascon – 15-23
Terceiro round:
Guilherme Melaragno 2 – 4 Francisco Limardo – 17-27
Alexandre Camargo 3 – 8 Silvio Fernandez – 20-35
Athos Schwantes 5 – 10 Ruben Limardo Gascon – 25-45
Fonte:GAZETA PRESS
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters