Nova variedade de arroz Ashoka traz segurança alimentar para milhões

Ashoka eu uso para ocasiões especiais por causa de sua boa qualidade culinária ".

Bioquímica
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

A segurança alimentar é uma frase que está cogitados, mas aumentar a segurança alimentar pode ter um impacto real na vida das pessoas, e pode acontecer por diferentes meios.

Neste caso, a mudança na vida das pessoas surgiu através da criação de uma nova variedade de arroz, adequado para o cultivo pelos agricultores de subsistência nas regiões de montanha, que foram largamente ignorados pela revolução agrícola 'verde' da Índia.

Professor John Witcombe e Dr Daljit Singh Virk da Escola de Meio Ambiente da Universidade, Recursos Naturais e Geografia são responsáveis ​​por desenvolver a nova cepa, trabalhando com parceiros Gramin Vikas Trust (GVT), KRIBHCO Bhavan, Noida, Nova Deli e Birsa Agricultural University, Ranchi , Jharkhand, na Índia.

A nova variedade tem se tornado rapidamente a escolha mais popular para o cultivo em regiões de montanha, que são incapazes de aproveitar as linhagens atuais de arroz desenvolvidas para planícies férteis irrigadas.

Seus benefícios são que ele é ao mesmo tempo tolerante à seca e dá bons rendimentos em boas condições de crescimento.

O arroz, a Ashoka 200F, foi desenvolvido para agricultores com poucos recursos, utilizando um novo método de melhoramento de plantas. Em vez de cruzamento convencional de plantas, quando milhares de plantas são cruzadas na esperança de encontrar traços benéficos, menos plantas são cruzadas, mas cuidadosamente selecionados para características desejadas, como a tolerância à seca e um bom rendimento. O método de melhoramento de plantas pioneiro, chamado Cliente Breeding Orientada também difere de desenvolvimento comercial convencional de novas linhagens de culturas, já que envolve os produtores na seleção de características de planta que será importante para eles, como bom gosto, tempo de cozedura curto e bom palha para as forragens.

"Os números são surpreendentes", explica o Prof Witcombe. "Nós estimamos que cerca de um milhão de pequenos agricultores estão crescendo formalmente lançado Ashoka, trazendo um benefício de £ 12 milhões por ano para seus lares. Adicionado a isso, muitos agricultores estão economizando e compartilhar suas próprias sementes.

"Nossa evidência mostra que mais de 80% dos agricultores entrevistados disseram que o arroz eles foram crescendo estava durando em torno de um mês a mais do que precedentemente salvá-los compra de arroz de um mês. Colheita precoce e grande da Ashoka fornece alimentos para a" temporada-com fome, bem como ser capaz de fornecer forragem para os animais. Os agricultores com excedente de grãos para venda também foram capazes de vender 45% a mais de grãos, e ganhar um preço mais elevado, como é um grão de maior qualidade ".

No caso de outras variedades de arroz não conseguiram tomar posse, a abordagem que adotamos, no envolvimento de agricultores na seleção crescente e, assegura que escolhemos características que são importantes para eles e que eles conhecem e estão ansiosos para crescer a nova variedade ", disse Dr Daljit Virk.

Mr. Dalip Pani, um agricultor de Orissa, na Índia, disse:

"Variedades Ashoka ter me transformado de subsistência para superávit agricultor. Com o aumento da renda da venda de sementes de variedades Ashoka agora eu próprio minhas próprias bombas de tractores e de irrigação. Agora eu crescer muitas culturas em ambas as estações. Meu status social foi aprimorada e estou Agora, uma pessoa nodal para várias agências de extensão do governo ".

Mr. Rajinder Dhan, agricultor e participante COB, Jharkhand, Índia disse:. "Os agricultores que adotam variedades Ashoka continuar a cultivá-las para a sua maturidade mais cedo, excelente tolerância à seca nas terras altas e de alta qualidade de grãos de arroz Ashoka eu uso para ocasiões especiais por causa de sua boa qualidade culinária ".

O Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola adoptou agora a criação Cliente Orientado como uma abordagem convencional para criação de novas variedades de grão para áreas propensas a secas ou em que as abordagens tradicionais não têm sido gratificante. Somado a isso, muitos cientistas têm adotado a abordagem como resultado de dezenas de publicações e programas de treinamento realizado pela equipe da Universidade de Bangor no Sul da Ásia e África

Prof Witcombe disse:

"As histórias de agricultores individuais são tão reais e torná-lo muito fácil para nós para apreciar o que foi alcançado. Também é muito gratificante ver nossas variedades integraram na cadeia de produção de sementes.

"Começamos no Programa de Reprodução cliente em cerca de 1995, que é um tempo muito curto em termos de melhoramento de plantas. Com abordagens convencionais, não teria sido possível alcançar o impacto que tivemos.

"É ótimo se outros criadores de plantas adotar são abordagem e deve ter um impacto maior no longo prazo. Eu pessoalmente conheço vários criadores de plantas cujos métodos são influenciados por nossa abordagem. O problema é que é muito difícil quantificar o quanto isso . influência ajudou a alcançar o sucesso em seus programas de reprodução Quanto é devido às suas próprias habilidades e conhecimentos e quanto é a partir de métodos aprenderam conosco Cliente Orientado Produzir é uma filosofia? - sempre pensar sobre o que os agricultores querem e manter os seus métodos de melhoramento como simples quanto possível para alcançar este - por isso podem ser usados ​​de muitas maneiras diferentes ".

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus