A visita do estadista moçambicano tinha por objectivo reforçar as relações de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre os dois governos e povos.
Durante a sua permanência naquele país, Filipe Nyusi manteve conversações oficiais com o estadista Tswana, onde passaram em revista o estágios da cooperação bilateral e, no fim, foram assinados quatro memorandos de entendimento, nos domínios da agricultura, turismo, habitação e saúde.
Segundo Filipe Nyusi, as conversações entre os dois países centraram-se nas relações económicas porque são as que necessitam de maior reforço, neste momento.
A visita serviu, igualmente, para mobilizar investimentos dos empresários tswanas, dotados de alguma experiência no ramo comercial, que pode ser útil em Moçambique, com destaque para a comercialização de mariscos.
A outra área escolhida pela delegação empresarial que acompanhou o Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Botswana foi a mineração, onde foi eleito o diamante como referência.
Durante a visita de três dias aos Botswana, o chefe de estado moçambicano dirigiu a abertura do Fórum Botswana/Moçambique, reuniu-se com a comunidade moçambicana residente naquele país e visitou diversos locais de interesse social e económico, com destaque para uma companhia de corte e polimento de diamantes, com capacidade para processar quarenta e cinco milhões de Quilates por ano.
O chefe de estado já se encontra no país.
Fonte:RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017