Comboio com enxofre para a RDCongo descarrila no Moxico

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um comboio com um carregamento de enxofre, que tinha como destino a República Democrática do Congo, descarrilou hoje na província angolana do Moxico, sem provocar vítimas, interrompendo a circulação naquele trajeto, noticiou a imprensa local.


Ao serviço do consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), o comboio proveniente do Porto do Lobito, província de Benguela, litoral sul de Angola, descarrilou na localidade de Cavimbi, a 127 quilómetros da cidade do Luena, província do Moxico, avançou a agência noticiosa angolana, Angop.


Uma equipa técnica do consórcio Lobito Atlantic Railway deslocou-se ao local do acidente para constatar os danos causados devido ao descarrilamento, que levou o Caminho de Ferro de Benguela a suspender a venda de bilhetes previstos para hoje no trajeto Luena/Cuito. Segundo uma fonte citada pela Angop, não é ainda conhecida a dimensão dos danos, designadamente quantos metros da linha ficaram danificados, o que condiciona a retoma do serviço naquele trajeto.


A concessionária do Corredor do Lobito iniciou no mês passado as operações de transporte de enxofre, a partir do Porto do Lobito até à Republica Democrática do Congo, para apoio à atividade mineira na zona de Katanga.


O consórcio LAR, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve em 2022 a concessão para a operação, gestão e manutenção do corredor ferroviário do Lobito, que percorre Angola até ao cinturão de cobre africano, e do terminal de minérios do porto do Lobito, por um período de 30 anos.


O projeto de reabilitação deste corredor logístico é apoiado pelos governos de Angola, República Democrática do Congo, Zâmbia e Parceria para o Investimento Global em Infraestruturas (PGII) do Governo dos EUA e União Europeia.


A LAR tem cerca de 700 trabalhadores divididos entre a gestão da empresa e as operações ferroviárias e portuárias, maioritariamente provenientes dos CFB - Caminhos de Ferro de Benguela e do porto do Lobito, prevendo que o seu número aumente "significativamente em função do aumento da atividade da concessionária".

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus