21
Dom., Abr.
0 New Articles

Níger: primeiro contingente de militares franceses sai do país

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um primeiro contingente de militares franceses partiu esta terça-feira 10 de Outubro da região Oeste do Níger, zona fronteiriça com o Mali e o Burkina Faso conhecida como as "três fronteiras", no âmbito da retirada geral das tropas francesas anunciadas pelo Presidente Emmanuel Macron no final do mês de Setembro.


Um pelotão de veículos pesados sob escolta local partiu de Ouallam e Tabarey-Barey, região Oeste do Níger, pelo meio dia de 10 de Outubro, rumo a um destino oficialmente desconhecido mas que, segundo fontes oficiais citadas pela agência France Presse, seria o país vizinho Chade.

Os generais nigerinos que tomaram o poder em Julho de 2023 rapidamente exigiram a retirada das tropas francesas, uma exigência à qual o Presidente francês Emmanuel Macron cedeu dois meses depois.

Até agora, cerca de 1 400 soldados e aviadores francesas encontravam-se no país para lutar contra o jiadismo, juntamente com o exército nigerino. Entre eles, cerca de 1 000 militares permaneciam numa base em Niamey e os outros 400 ocupavam duas bases militares na zona das "três fronteiras" perto do Mali e do Burkina Faso.

Ainda segundo fontes militares, um primeiro avião com material e um grupo de militares prioritários (devido a questões sanitárias) descolou ontem, segunda-feira, de Niamey.


O destino destes contingentes franceses não foi oficialmente comunicado mas, segundo as fontes mencionadas, deverão dirigir-se a N'Djamena, capital do Chade, onde se encontra o comando das Forças francesas no Sahel.

A junta militar nigerina tinha anunciado na sexta-feira que esta retirada se realizaria "sob segurança total".

Antes do Niger, as forças francesas já tinham deixado o Mali e o Burkina Faso, também a pedido dos militares que tomaram o poder respetivamente em 2021 e 2022.

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews