
semana, também tinham sido ignoradas. Durante a noite, as fortes explosões que abalaram Cartum nos últimos dias diminuíram mas, de manhã, os combates retomaram.
A violência começou há uma semana e um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde fala em 413 mortos e 3.551 feridos nos combates. A ONG International Crisis Group alertou que são necessárias medidas urgentes para evitar uma "guerra civil de pleno direito" e teme que os países da região sejam arrastados para o conflito.
Entretanto, estão a ser elaborados planos para retirar estrangeiros do Sudão. Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão mobilizaram forças nos países vizinhos e a União Europeia pondera tomar medidas semelhantes. Esta sexta-feira, o Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que a situação ainda é muito arriscada para permitir a retirada de funcionários da embaixada.
A violência pode condenar ainda mais milhões de pessoas à fome no país, onde 15 milhões - um terço da população – já precisa de ajuda, de acordo com o Programa Alimentar Mundial.
Os combates começaram a 15 de Abril e opõem o exército do general Abdel Fattah al-Burhane, que governa o Sudão desde o golpe militar de 2021, e o seu número dois que se tornou seu rival, o general Mohamed Hamdane Daglo, que comanda as Forças de Apoio Rápido que reúnem milhares antigos milicianos da guerra do Darfur.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP
