
tempo".
"Consideramos importante continuar com o diálogo com as autoridades efectivas [em Ouagadougou, Conacri e Bamako] para instaurar o regresso à ordem constitucional no mais curto espaço de tempo", disse António Guterres em conferência de imprensa em Dakar.
Este apelo chega um dia depois de a junta militar da Guiné Conacri ter anunciado que o processo de transição para uma situação constitucional normal, com eleições, deverá durar até 39 meses, um prazo que ultrapassa em muito o período recomendado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO.
O secretário-geral das Nações Unidas felicitou ainda Macky Sall, presidente do Senegal e atual presidente da União Africana, pela actuação desta organização internacional, como "modelo de organização regional" e ainda os seus esforços na luta contra o terrorismo.
Neste périplo por África, passando a seguir pelo Níger e pela Nigéria, António Guterres pediu aos países mais ricos que "passem aos actos" e dêm finalmente aos países do Sul os fundos prometidos no acordo de Paris para promover a transição energética neste continente.
Refletindo sobre o atual momento do História coletiva, o líder da ONU disse que África sofre de uma "tripla crise", alimentar, energética e financeira agravada pelos aumentos dos preços gerados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, sendo ainda afetada pela pandemia de covid-19, com 80% dos habitantes dos países africanos a não estarem vacinados.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP
