27
Quarta, nov.
57 New Articles

Libéria assinala 200 anos do início da sua fundação

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Libéria tornar-se-ia 25 anos, após a sua fundação, na primeira república em África.

As celebrações são encabeçadas pelo chefe de Estado Georges Weah, antiga vedeta do futebol.

Foram descendentes de escravos livres dos Estados Unidos que presidiram aos destinos do país até ao assassínio em 1980 do presidente William Toubert, derrubado por um golpe do sargento Samuel Doe.

O seu regime autoritário seria derrubado 9 anos depois por Charles Taylor, na origem de uma guerra civil de 14 anos que matou 250 000 pessoas.

A Libéria é um dos países mais pobres do mundo e continua a sarar as feridas do conflito e a recompor-se do abalo deixado pela epidemia de Ébola entre 2014 e 2016.

Rafael Lucas, professor catedrático em Bordéus, sudoeste da França, e estudioso da escravatura, comenta o percurso da Libéria, um país que tem dado que falar sobretudo devido a guerras sangrentas no final do século passado.

"Acho que é uma história, de certo modo exemplar, sobre a maneira em que o pensamento utópico pode gerar fracassos. Inicialmente a História da Libéria é parecida com a de outros países africanos, com escravidão.

Primeiro o inevitável descobrimento pelos portugueses, em 1461. Chamava-se a "Costa da pimenta". E, depois, claro, os ingleses ocuparam a Libéria. A grande mudança que houve foi a atitude dos Estados Unidos que decidiram organizar uma espécie de "re migração" de escravos africanos para África.

Daí o nome "Liberdade/Libéria" daquela intenção de criar um país com o retorno de escravos livres. Só que não aconteceu assim, como previsto.

Os escravos americanos na mesma eram americanos e tinham crescido num país mais desenvolvido. E eles desprezaram os indígenas, os autóctones. Isso criou décadas de rancor ! É por isso que a guerra foi tão sangrenta ! Porque havia tanta frustração acumulada !"

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus