25
Qui., Abr.
0 New Articles

ONU aprova envio de tropas ao Sudão do Sul para garantir paz

Sudão do Sul: "até que os líderes do país estejam dispostos a colocar o que é bom para as pessoas acima de si próprios, o povo continuará a sofrer" disse embaixador

Setentrional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou o envio de uma força de proteção com 4 mil membros em Juba, capital do Sudão do Sul, como parte de uma missão pacificadora da ONU e ameaçou um embargo de armas se o governo

não cooperar.

A resolução elaborada pelos Estados Unidos foi adotada com onze votos a favor e as abstenções da Rússia, China, Egito e Venezuela. A autorização ocorre após vários dias de confronto pesado envolvendo tropas leais ao presidente Salva Kiir e os partidários do ex-vice-presidente Riek Machar, que aumentaram os temores de um retorno à guerra civil em larga escala no país mais novo do mundo.

"Até que os líderes do Sudão do Sul estejam dispostos a colocar o que é bom para as pessoas acima de si próprios, colocando a paz a frente de suas ambições pessoais e poder... o povo do Sudão do Sul continuará a sofrer com o derramamento de sangue e instabilidade da qual seus líderes se aproveitam", disse o vice-embaixador dos EUA na ONU, David Pressman.

A força de proteção, que será formada por tropas africanas, usará todos os meios necessários, para garantir a paz em Juba e proteger o aeroporto e outras instalações essenciais, disse o Conselho.

A força também agirá contra qualquer um que esteja "preparando ataques ou se envolva em ataques" contra instalações da ONU, trabalhadores humanitários ou civis e pode confrontar as tropas do governo do Sudão do Sul, se necessário.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Reuters

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters

Tópicos:Conselho de Segurança da ONU, ONU, Sudão do Sul

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus