Segundo uma nota tornada pública, o ex-Chefe de Estado moçambicano vai liderar uma missão de 25 observadores em representação da UA.
Os observadores foram escolhidos entre membros do Comité de Representantes Permanentes da UA, quadros da organização, Parlamento Pan-Africano, organismos africanos de gestão eleitoral, organizações da sociedade civil que trabalham na área da democracia, governação e eleições em África e de peritos eleitorais independentes.
Na carta-convite endereçada ao antigo Presidente, a União Africana reitera que a escolha de Armando Emílio Guebuza deve-se à sua vasta experiência e cometimento no reforço da paz e democracia em África", diz a nota.
Em Outubro de 2015, Armando Guebuza, que cessou o seu segundo mandato como Presidente moçambicano no início do mesmo ano, chefiou a missão de observação da UA às eleições gerais na Tanzânia.
Relativamente às eleições são-tomenses, são cinco os candidatos: o actual Presidente, Manuel Pinto da Costa, os antigos primeiros-ministros Maria das Neves (apoiada pelo MLSTP-PSD) e Evaristo de Carvalho (apoiado pela ADI), o economista Hélder Barros e o biólogo Manuel do Rosário.
Fonte:Rm.co.mz
Reditado por:Noticias Stop 2016