27
Quarta, nov.
57 New Articles

sociedade civil propõe que 2025 seja declarado ano de combate à Violência Baseada no Género

Cabo Verde
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Em Cabo Verde, a Rede interinstitucional de promoção de igualdade entregou ao Governo uma proposta de declaração de 2025 como o Ano da prevenção e combate às Violências Baseados no Género (VBG).


Cerca de 30 instituições em Cabo Verde e na diáspora já subscreveram a proposta de declaração de 2025 como o Ano da prevenção e combate à Violência Baseada no Género (VBG).

Uma proposta que partiu da Rede Interinstitucional de Promoção de Igualdade e Equidade de Género e Combate à VBG no sector da pesca artesanal sustentável em São Vicente.

Em declarações à imprensa, a consultora Celeste Fortes, explicou que a ideia é iniciar o trabalho com a educação das crianças na prevenção da Violência Baseada no Género.

“Nós queremos que seja feito um trabalho com a primeira infância, para a prevenção, para a desnaturalização das violências. Um trabalho também no campo da justiça, para que haja uma apropriação colectiva por parte da sociedade da lei da VBG” avançou Celeste Fortes, consultora da proposta e também activista de género, investigadora e antropóloga.

 

A proposta de declaração de 2025 o Ano da prevenção e combate à Violência Baseada no Género já se encontra com o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire que prometeu estudar o documento, conhecer as articulações feitas pela rede e a sua dimensão antes de submeter ao conselho de ministros.

“O Governo tomará uma decisão em Conselho de Ministros, portanto, a minha obrigação enquanto responsável por esta área é ouvir a todos e ouvir a todos, é sobretudo ouvir a sociedade civil” enfatizou o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Por sua vez, o chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, tem afirmado a importância de campanhas de conscientização e educação para combater a Violência Baseada no Género e promover a igualdade de género.

De acordo com dados da Polícia Nacional, no ano passado, foram registadas no arquipélago 2.399 ocorrências de VBG. 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus