19
Sex., Abr.
0 New Articles

Chefe de Estado abre ano agrícola hoje no Huambo

Chefe de Estado abre ano agrícola hoje no Huambo

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da República, João Lourenço, preside hoje à abertura do ano agrícola 2017-2018 no município do Cachiungo, província do Huambo, onde se experimenta em mais de 300 hectares devidamente preparados o modelo de agricultura familiar que

se pretende para o país nos próximos anos.
O município do Cachiungo também acolhe hoje uma exposição de máquinas agrícolas de ponta, desde sementeiras e máquinas de colheita automáticas, soluções de correcção do PH dos solos e adubos orgânicos para a produção agrícola.
O governador do Huambo, João Baptista Kussumua, destacou a importância simbólica da visita do Chefe de Estado à província e a abertura do ano agrícola no Cachiungo, onde também estão presentes autoridades das 17 províncias do país.
O governador sublinhou ainda o papel da agricultura na vida dos citadinos da província do Huambo e o novo ímpeto que deve ganhar para acelerar o processo de diversificação económica.
O director provincial da Agricultura e Florestas, António Teixeira, informou que a província tem 7.500 hectares disponíveis para o ano agrícola 2017-2018, para o cultivo de milho, batata e soja em grande escala.
No município do Cachiungo, acrescentou o director, vão ser assistidas 12.600 famílias rurais, no universo de 24 mil que habitam no município. “Estas famílias vão trabalhar nos 7.500 hectares de terra para cultivar principalmente o milho”, esclareceu.
António Teixeira disse esperar uma colheita de 5 mil toneladas de milho e 32 toneladas de batata rena em 4 mil hectares, caso tudo corra bem.
Os camponeses do município do Cachiungo, em particular, e da província, no geral, prometem diversificar a produção agrícola nas próximas campanhas e conseguir assim uma qualidade de vida razoável, além de mais receitas e maior segurança alimentar.
“Queremos chegar a uma fase em que as nossas lojas e mesas estejam apenas preenchidas de alimentos frescos acabados de sair dos nossos campos”, referiu o agricultor Olfeu Vinevala, proprietário de uma fazenda que prevê a produção de 4.000 toneladas de batata rena e dezenas de toneladas de milho e trigo.
Na sua opinião, o Governo está a mostrar que a agricultura vai melhorar e os agricultores e suas as famílias estão motivados para desenvolver a actividade.

 

Fonte:da Redação e Por angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews