LAC revoluciona rádio privada no país

LAC revoluciona rádio privada no país

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


A propósito dos 25 anos de existência da LAC, a assinalar-se a 25 de Setembro, Luísa Fançony referiu que em termos de rádio e difusão, o órgão que dirige conheceu momentos altos que influenciaram a maneira de fazer rádio em Angola, bem como fidelizou os ouvintes a nível da província de Luanda.
Durante a sua trajectória, que começou em 1992, a LAC fundada pelos jornalistas Mateus Gonçalves, José Rodrigues e Luísa Fançony, procurou sempre revolucionar a rádio e a difusão angolana, colocando a emissora privada mais próximo do ouvinte, numa interacção permanente e de forma direccionada.
Luísa Fançony acredita que com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a rádio não vai desaparecer, uma vez que tal progresso possibilita a associação deste meio aos outros instrumentos tecnológicos emergentes, que permite maior abrangência.
Informou ainda que a LAC tem uma página no facebook, assim como um website e pretende num futuro próximo colocar uma câmara no estúdio para transmissão dos programas em online.
No que toca a história da rádio em Angola, desde 1936 e no período pós independência, a responsável considera que foi sempre bem-feita, tendo em conta a existência de grandes profissionais na época.
A directora refere ainda que no período colonial a rádio era feita apenas para uma burguesia e com um objectivo específico que era cumprido na íntegra, mas momentos antes da independência e motivados pela ideologia marxista, começou-se a fazer em Angola uma versão diferente virada para a defesa dos direitos do povo e propaganda anti-colonial.
Para a responsável, um dos momentos cruciais da rádio Luanda Antena Comercial (LAC) foi o encerramento da emissora logo após a sua abertura, devido ao conflito civil de 1992.
Destacou também as campanhas de solidariedade social realizadas para os cidadãos da província do Huambo e outras instituições durante os seus 25 anos de existência.
Avançou que a LAC tem cerca de dois porcento dos níveis de audiência, numa população de Luanda estimada em mais de seis milhões de habitantes, (segundo dados do Censo de 2014).
A audiência a nível internacional, tendo em conta a internet, Luísa Fançony considera positiva, uma vez que os programas com realce para a “Rádio Minha” têm recebido bom feedback.
Para a celebração dos 25 anos da fundação da rádio Luanda Antena Comercial, estão agendadas várias actividades com realce para o 20º Festival da Canção de Luanda, realizado na sexta-feira (22).
As festividades que tiveram inicio no mês de Maio com a realização de um workshop, vão dar continuidade até ao mês de Dezembro com a realização de eventos ligados ao desporto, literatura, arte e confraternização.

 


Fonte:da Redação e Por Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus