18
Qui., Abr.
0 New Articles

Luanda volta à rotina depois do voto

Luanda volta à rotina depois do voto

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os cidadãos da província de Luanda voltaram à rotina habitual, nesta quinta-feira, depois de um dia de tolerância de ponto, em que foram às urnas participar nas quartas eleições multipartidárias do país e nas terceiras do período pós-guerra.


Apesar do ainda clima de euforia e ansiedade pelo começo do anúncio dos resultados provisórios do sufrágio, pela Comissão Nacional Eleitoral, a "vida corrida" está de volta nos principais pontos de concentração da capital do país.
Desde as primeiras horas, o trânsito é feito com normalidade nas principais avenidas, enquanto os estabelecimentos comerciais voltaram a abrir as portas para os clientes.
Ao contrário de quarta-feira, em que as paragens de transportes públicos estiveram quase "às moscas", os táxis estão nas ruas em maior número, para apoiar os passageiros.
Pelas ruas e nos locais de trabalho, a conversa do dia continua a ser em torno da votação de 23 de Agosto, que marca um período de transição política e democrática, com a eleição do terceiro Presidente da República de Angola.
Desse sufrágio, acompanhado por órgãos de comunicação social de vários países do mundo, resultará também a eleição do novo Vice-Presidente da República e dos 220 deputados à Assembleia Nacional.
Com a ida às urnas na última quarta-feira, pela terceira vez consecutiva (2008, 2012 e 2017), fica encerrado o consulado do ainda Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, e consolidada a regularidade dos pleitos eleitorais em Angola.
Todo esse cenário político de transição faz das eleições o tema de cartaz, nas famílias, nos locais de serviço, nas ruas e nos transportes públicos e colectivos.
Nas eleições gerais de 23 de Agosto, os cidadãos nacionais assumiram um papel cívico, ordeiro, de respeito pela legalidade e pelas instituições angolanas, de acordo com a Comissão Nacional Eleitoral.
Segundo a porta-voz desse órgão, Júlia Ferreira, Angola testemunhou um marco muito importante para a história política do país, realçando que todo o empenho dedicado surtiu os efeitos desejados.
Depois do encerramento das urnas, às 18:00 de quarta-feira, começou o processo de contagem dos votos nas mesas de voto, estando previsto para esta quinta-feira o início do anúncio dos primeiros resultados provisórios.
Mais de nove milhões de eleitores estavam habilitados para votar, em todo o país.

 


Fonte:da Redação e Por angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews