Endiama atribui áreas para exploração de diamantes

Endiama atribui áreas para exploração de diamantes

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

da Administração da Endiama EP, Carlos Sumbula.
Falando no final da visita efectuada ao projecto de piscicultura, localizada na comuna do Mona Quimbundo, município de Saurimo, financiado pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito da parceria com o governo da Lunda Sul, acrescentou que, para o êxito do projecto, foram identificadas as referidas áreas.
Carlos Sumbula disse que, para além das cooperativas que funcionam na região, estas virão de certa forma criar mais emprego para a juventude, assim como impulsionar o trabalho das mulheres e melhorar as condições sociais dos antigos combatentes.
Precisou que as cooperativas têm ajudado no combate à emigração ilegal, atendendo a extensa fronteira que Angola partilha com a República Democrática do Congo.
Revelou que, na província da Lunda Norte, no âmbito do projecto de criação de cooperativas para exploração artesanal de diamantes, cinco mil jovens estão inseridos, dos quais 700 antigos combatentes, o que contribuiu significativamente na redução da pobreza de muitas famílias.
O projecto, criado na base de um protocolo de cooperação para o programa de extensão rural de desenvolvimento comunitário, da agricultura e de piscicultura, celebrado entre o governo provincial e a sociedade mineira de “Catoca”, surge no quadro da estratégia do Governo de Angola de combate à fome e à pobreza.
O mesmo começou a ser implementado, com a produção de cinco mil alevinos que vieram da República da Zâmbia em 2012, que foram multiplicando até atingir um nível considerável na produção da referida espécie.
Contempla a instalação de 100 viveiros piscícolas, com a capacidade de 200 metros quadrados cada, já povoados com a espécie.
Anualmente, são gastos cerca de 450 mil dólares norte-americanos na compra de ração, redes e pagamento dos trabalhadores.

 

 


Fonte:da Redação e Por Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus