hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo presidente do conselho de direcção da Associação de Hotéis e Risorts de Angola (AHRA), Armindo César, que discursava no Fórum sobre Ambiente de Negócios no sector da hotelaria e turismo.
Na ocasião, o responsável apontou a existência de créditos mal parados, resultantes da incapacidade dos hotéis em horar os compromissos assumidos com a banca devido a quebra acentuada de receitas, e as elevadas taxas de juros indexadas ao dólar como factores que têm perturbado o desenvolvimento do turismo no país.
O rigor excessivo das autoridades tributárias na punição com multas e juros de demora e a fraca formação técnica de quadros das unidades hoteleiras também são factores que impossibilitam a evolução do sector hoteleiro, segundo Armindo César.
Perante este cenário, afirmou, a AHARA traçou estratégias para atenuar os efeitos dos constrangimentos, tendo sido acordado com Ministério da Hotelaria e Turismo, que doravante os hotéis e resorts terão acesso à aquisição de divisas para a importação de bens que necessitam.
Afirmou que depois de uma aturada discussão com os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeou uma comissão multissectorial, que tem trabalhado na avaliação da situação de concessão de vistos, tendo a AHARA sido ouvida numa das suas sessões.
Neste contexto, explicou, foi encontrado um consenso que permitirá, brevemente, o surgimento de um novo quadro legal de concessão de vistos menos burocratizado, em que a grande novidade de realce será a concessão de vistos turísticos nas fronteiras aeroportuárias e terrestres, bem como nos consulados com a celeridade que se impõe.
O Fórum sobre Ambiente de Negócios no sector de Hotelaria e Turismo vai decorrer até o dia 18 deste mês e culminará com uma visita ao Pólo Turístico da Kissama e Cabo Ledo.
Durante o evento, os participantes vão abordar temas como "Áreas de conservação, zonas de protecção e o ecoturismo", "O sistema financeiro no âmbito da Hotelaria e Turismo", "O produto turístico em Angola ligada ao sector hoteleiro", "O desenvolvimento do sector hoteleiro na diversificação da economia" e "Fiscalidade no sector hoteleiro".
Será também partilhada a experiência sul-africana na promoção do turismo, a organização e captação de recursos para o crescimento da rede hoteleira em Portugal, o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde, Cuba e Namíbia.
participam do evento, o ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, representantes de vários órgãos ministeriais e consultores do ramo de Cabo Verde, África do Sul, Portugal, Cuba e Namíbia.
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017