O vice-primeiro-ministro gabonês encarregue pelas áreas do Urbanismo, Habitação Social e de Alojamento falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Hélder Vieira Dias Júnior.
A saída da sede do Ministério angolano da Relações Exteriores, onde decorreu o encontro, Bruno Bem Moubamba sublinhou que procura, no quadro de parceria pública e privada, a busca de experiência angolana na construção de casas sociais.
Queremos construir habitações sociais no Gabão, partindo do modelo e da experiência angolana, disse referindo que visitou no Lubango (Huíla) mais de 120 mil casas construídas em quatro anos.
Considera essencial que os dois países cooperem nos mais variados domínios, e não apenas no político e sobre questões regionais e internacionais.
Elogiou a liderança do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na implementação de programas nacionais de desenvolvimento e na resolução de conflitos.
No ano passado do embaixador gabonês em Angola, Guy Blaise Wezet, havia defendido o reforço das relações de cooperação no domínio económico, comercial e do turismo entre Angola e o Gabão.
Angola e Gabão têm defendido o diálogo e a resolução pacífica de conflitos e são defensores da estabilidade regional e estiveram directamente envolvidos nos esforços de mediação nas Repúblicas Centro-Africana, no Congo, e na República Democrática do Congo.
As Forças Armadas gabonesas desempenharam um papel importante na Missão de manutenção da paz da ONU na República Centro - Africana (MINURCA).
Angola e o Gabão são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), da União Africana e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2016