O referido complexo ultrapassa a até agora considerada a maior área coberta por granito negro no mundo, localizado no Canadá, com cerca de 20 mil quilómetros quadrados.
Segundo o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, os 45 mil quilómetros quadrados equivalem a dimensão de muitos países da Europa.
Segundo o governante, o complexo tem uma variedade de granitos entre os quais o granito negro. O ministro, que falava no final de uma visita à Empresa Nacional de Ferros de Angola (Ferrangol-EP), disse que antes da independência do país, em 1975, já havia informações sobre a existência desse complexo.
Referiu que no referido período só se conhecia a parte florante, mas o Planageo permitiu conhecer a globalidade desse complexo que tem 45 mil quilómetros quadrados.
Para Francisco Queiroz, o complexo coloca Angola no mapa das grandes descobertas geológicas. “Vamos incrementar a exploração e exportação do nosso granito negro”.
Para a região onde foi descoberto o complexo de granito estão a ser preparadas condições para a instalação de um complexo de apoio a produção.
O Planageo é um projecto de âmbito nacional, cobre um milhão e duzentos e quarenta mil e 700 quilómetros quadrados.
O projecto já realizou uma cobertura na ordem dos 90 por cento, estando na fase de levantamento aero-geofísico.
O ministro disse tratar-se de uma radiografia que permite ver o que está no subsolo. Essa fase é caracterizada com a deslocação dos técnicos ao terreno para recolher as amostras, levar ao laboratório a fim de avaliar a qualidade e importâncias económica para posterior mapeamento.
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias Stop 2016