de trabalho para os camponeses associados.
A apreciação é do presidente da União das Confederações de Camponeses de Angola em Malanje, Inácio Manuel, para quem urge o resgate da mística da produção dessas culturas que já se despontou em tempos idos.
O responsável referiu que Malanje detém solos férteis para o cultivo da banana e do café, mormente nos municípios de Calandula e Massango, que já foram celeiros da produção das referidas culturas nos tempos remotos.
Segundo disse, a produção da banana e do café já teve visibilidade em tempos idos, embora não fosse em grande dimensão para a exportação, mas suficiente para o auto-consumo, ao lado de outras variedades de produtos, eliminadas devido ao conflito armado, mas que hoje necessitam de ser relançadas.
Explicou que a sua associação vai continuar a encorajar e a incentivar os camponeses, no sentido de produzirem mais café e banana, para contribuir para a diversificação da economia local, numa altura que o país vive momentos difíceis face à crise financeira internacional decorrente da baixa do preço do petróleo no mercado.
“A província de Malanje foi sempre potência na diversificação dos produtos agrícolas”, frisou, tendo apelado aos camponeses a enveredarem também para a produção de hortícolas.
Fonte:Angonoticias
Reditado por: Stop Noticias 2016