21
Quinta, nov.
57 New Articles

Autárquicas em 2027 seriam "tarde demais"

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Adalberto Costa Júnior, coordenador Frente Patriótica Unida, da oposição, insiste que Angola tem "todas as condições para realizar eleições autárquicas em 2025".


FPU diz que 2027 é tarde demais para realizar as primeiras eleições autárquicas em Angola.  A UNITA insiste que o país tem "todas as condições para realizar as autarquias locais em 2025".


"Podia tê-las feito este ano. O próprio líder do partido do regime [João Lourenço] fez a sua campanha a prometer eleições autárquicas em 2024", afirmou Adalberto Costa Júnior, de visita a Lisboa


Atrasos constantes

O problema é que ainda há três diplomas do chamado pacote legislativo autárquico que continuam por aprovar no Parlamento.


Por outro lado, Costa Júnior diz que o MPLA está a retardar a realização das eleições autárquicas com a nova divisão político-administrativa do país – por exemplo, defendendo a divisão da província de Luanda.


"O partido do regime tem medo do voto do cidadão. É apenas dependente da vontade política a condição de fazer eleições locais, e esta vontade não tem existido exclusivamente de quem está sentado no poder", comenta o presidente da UNITA.


O MPLA separa as águas. Independente da nova divisão político-administrativa, o partido garante que está empenhado na conclusão do pacote legislativo autárquico.


Reforma eleitoral

A propósito das eleições, esta segunda-feira (29.07), o coordenador da Frente Patriótica Unida - que junta a UNITA, Bloco Democrático e o PRA-JA Servir Angola - apontou para a urgência de uma reforma eleitoral em Angola, através da constituição de um Tribunal Eleitoral independente.


Costa Júnior lembrou ainda, durante uma conferência de imprensa em Lisboa, que os angolanos querem o fim da partidarização da Comissão Nacional de Eleições, "no sentido de acabar com um partido que tem o domínio e a maioria absoluta dos comissários e que decide em causa própria".

 

 

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus