Caso 500 milhões’: Saiba quais os crimes a que os arguidos foram condenados

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


Depois de analisado e apreciado o referido expediente, os juízes do Tribunal Supremo, reunidos em Plenário, decidiram conformar a decisão recorrida e, em consequência, mantê-la, ou seja, confirmar a condenação dos arguidos anteriormente determinadas por aquela instância judicial, nas vestes de Tribunal de Pleno Recurso.


Assim, Jorge Gaudens Pontes Sebastião mantém a condenação pela prática dos crimes de burla por defraudação na forma continuada, pela qual foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão maior; tráfico de influência na forma continuada, com a pena de dois anos de prisão. Em cúmulo jurídico, condenado a uma pena única de seis anos de prisão maior.


José Filomeno de Sousa dos Santos, pela prática dos crimes de burla por defraudação na forma continuada, condenado a uma pena de quatro anos de prisão maior; e pelo crime de tráfico de influência na forma continuada, a uma pena de dois anos de prisão. E, em cúmulo jurídico, condenado a pena única de cinco anos de prisão maior.


Valter Filipe Duarte da Silva, pela prática dos crimes de peculato na forma continuada, a uma pena de seis anos de prisão maior, e pelo crime de burla por defraudação, na forma continuada, a uma pena quatro anos de prisão maior. E, em cúmulo jurídico, na pena única de oito anos de prisão maior.


António Samalia Bule Manuel condenado pela prática dos crimes de peculato na forma continuada, a uma pena de quatro anos de prisão maior; e pelo crime de burla por defraudação, na forma continuada, a uma pena de três anos de prisão maior. E, em cúmulo jurídico, na pena única de 5 (cinco) anos de prisão maior.


Os arguidos foram ainda condenados ao pagamento solidário ao Estado da quantia de Akz 5 000 000,00 (cinco milhões de kwanzas), a título de indemnização por danos morais e ao pagamento da quantia de USD 8 5612 500,00 (oito milhões, quinhentos e doze mil e quinhentos dólares norte americanos), pelos prejuízos que deles advieram e, consequentemente, por não ter aumentado o seu património do Estado em consequência da lesão.


Foram também condenados a pagar uma taxa de justiça que se fixou em Akz. 30 000, 00 (trinta mil kwanzas) para cada.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus