02
Dom., Out.
0 New Articles

Recurso chumbado para a coligação CASA-CE, UNITA espera pela resposta

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Em Angola foi chumbado pelo Tribunal Constitucional o recurso submetido pela coligação da oposição CASA-CE que perdeu toda a sua representação parlamentar. Este mesmo órgão dever-se-ia pronunciar a qualquer momento sobre o contencioso eleitoral da UNITA, maior partido da oposição.


O Tribunal Constitucional deve anunciar hoje, em Luanda, a sua decisão sobre os recursos de contencioso eleitoral interpostos pela UNITA, que contesta o resultado das eleições gerais de 24 de Agosto.

A UNITA contesta a vitória do partido governante, o MPLA, com cerca de 51%, anunciada pela Comissão Nacional Eleitoral. A Comissão Nacional Eleitoral atribuiu à UNITA cerca de 43%, resultado que o maior partido da oposição contesta, exigindo a recontagem dos votos para o apuramento da verdade eleitoral.

Entretanto, o Tribunal Constitucional, nas vestes do Tribunal Eleitoral, apreciou o recurso interposto pela Coligação Eleitoral, CASA-CE, tendo anunciado num acórdão que recusou a petição da mesma formação política que solicitava que fossem recortados os seus votos, com base nas actas pré-existentes.

Segundo o acórdão, para que o contencioso eleitoral tenha lugar, o requerente, a CASA-CE, devia previamente reclamar junto da entidade encarregada de organizar e conduzir o processo eleitoral, a Comissão Nacional das Eleições, obedecendo à Lei Orgânica que regulamenta os pleitos eleitorais.

O relato é de Avelino Miguel, o nosso correspondente em Luanda.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews