Para reconhecer a sua importância política e histórica, o site criou um doodle animado.
Baker nasceu no Kansas em 1951, mas foi em São Francisco, no início dos anos 70, que o até então soldado do exército americano, se descobriu como costureiro. Na época, a luta pelos direitos LGBT começava a florescer e sua amizade com Harvey Milk, político e um dos maiores ativistas da causa de todos os tempos, o incentivou a costurar faixas para passeatas a favor dos direitos dos homossexuais. A história diz que Milk desafiou Baker a criar um símbolo de orgulho para a comunidade – e parece que ele conseguiu.
Hoje, a bandeira criada por Gilbert Baker é de domínio público e hoje considerada um dos símbolos de luta mais reconhecidos do mundo.
A criação da bandeira
A primeira aparição da bandeira com as cores do arco-íris foi na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco, em 25 de junho de 1978, poucos meses antes do assassinato de Harvey Milk, em novembro. A história do político foi contada em 2008 no filme “Milk – a voz da igualdade”, estrelado por Sean Penn.
Morte de Gilbert Baker
O artista faleceu em 31 de março deste ano, aos 65 anos. Sua morte foi anunciada por Cleve Jones, seu amigo de longa data e também ativista pelos direitos dos LGBT.
Fonte:da Redação e Por Agência Brasil
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP