Primeiro, a suspensão frontal se desloca alguns centímetros para a frente, reduzindo o centro de gravidade do veículo e aumentando sua estabilidade.
Em seguida, o sistema monitora a inclinação da moto – e mexe a roda da frente milhares de vezes por segundo para contrabalançar as inclinações e fazer com que o veículo pare em pé sozinho. O efeito é bem impressionante.
A tecnologia é uma versão motociclística do sistema de equilíbrio do Asimo, o robô humanoide da Honda. Ela aumenta a segurança na hora de estacionar a moto ou manobrá-la entre os carros em baixa velocidade.
Quando o Riding Assist (que ainda não tem previsão de lançamento) está ativado, o veículo também é capaz de andar -lentamente- sozinho. É o primeiro passo para o desenvolvimento de motos autônomas, capazes de rodar sozinhas pelas ruas.
Essa matéria foi originalmente publicada no site da Superinteressante
Fonte:EXAME
Reditado para:Noticias do Stop 2016
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP