
Os fabricantes de automóveis, em uma busca contínua para desenvolver veículos amigos do ambiente e mais leves, estão fazendo uso crescente de materiais por vezes improváveis em seus carros e caminhões.
US gigante automobilística Ford estabeleceu a exigência de que os tecidos de assento vendidos em todos os veículos na América do Norte deve ter pelo menos 30 por cento de material reciclado, disse Barb Whalen, Ford de cor, material e gerente de design.
Não haverá nenhum relaxamento desta regra devido aos baixos preços de petróleo bruto, que fizeram componentes à base de petróleo mais barato, disse ela.
"É a coisa certa a fazer, para o ambiente, para nós e para nossos clientes", disse à AFP Whalen. "Mesmo que os preços do petróleo são mais baratos, ainda é a melhor coisa."
As montadoras também estão usando mais itens à base de plantas, tais como fibras de eucalipto, que estão entrando em dashboards do BMW i3, um híbrido plug-in.
Faurecia, uma fornecedora francesa de peças automotivas, vê o crescimento em seus negócios "bio", mesmo que permaneça pequeno, disse Pierre Demortain, um executivo de vendas na joint venture Faurecia APM, especializada nesses materiais.
Os materiais naturais tendem a ser mais leves do que as sintéticas, disse ele.
"O cânhamo é uma planta que não precisa de irrigação ou pesticidas para crescer e pode reduzir o peso porta em 25 por cento", disse ele.
Faurecia actualmente combina cânhamo com matérias-primas de petróleo como um componente nas suas plásticos. Mas, em dois ou três anos, os plásticos deverão ser 100 por cento natural à base, disse Demortain.
Um pneu mais natural?
Algumas peças do carro-chave enfrentar desafios antes que eles possam aumentar o uso de produtos naturais. Pneus são compostos hoje cerca de 75 por cento a partir de produtos à base de petróleo e 25 por cento a partir de árvores de borracha natural.
Michelin gostaria de aumentar a quota de fontes vegetais, mas "é difícil imaginar dobrando o número de plantas de borracha", disse Thierry Willer, um porta-voz da Michelin especializada em materiais.
Por essa razão, a Michelin está pesquisando maneiras de fazer borracha sintética a partir de açúcares derivados da biomassa.
Rival fabricante de pneus Continental também está tentando resolver o enigma de borracha com Taraxgum, uma planta perene, por vezes chamado de "dente de leão russo" que ele diz que tem propriedades semelhantes ao látex das seringueiras.
Pirelli está explorando mais uma opção com qualidades semelhantes à borracha: o guaiúle, uma planta nativa da floração para os desertos do sudoeste dos Estados Unidos e do México.
Willer da Michelin disse que a empresa de pneus também utiliza outros materiais renováveis e respeitadoras do ambiente.
Estes incluem óleo de girassol, que pode emprestar flexibilty para o pneu em baixas temperaturas, e resinas de cascas de limão, o que dá "o pneu mais rigidez", disse ele.
Materiais renováveis deve trabalhar, bem como materiais sintéticos para torná-lo para os pneus.
"Mas, se você pode obter o mesmo desempenho, você escolhe o que é natural", disse Willer.
Fornecido por: Da AFP 2016 ( STOP)
