
Enel Green Power (EGP), uma subsidiária separadamente cotada que é ativo em energia eólica, solar, hidroeléctrica, geotérmica e de geração de energia de biomassa, deve ser plenamente integrado na Enel no âmbito de planos aprovados por unanimidade quase por acionistas EGP na segunda-feira.
Acionistas ENEL foram votar no final do dia em um movimento que vai ver a empresa-mãe ter sua participação na EGP de 63 por cento atualmente para 100 por cento.
O movimento está em linha com a orientação definida pelo CEO Francesco Starace depois que ele assumiu a liderança da empresa em 2014.
Starace descreveu recentemente a integração da EGP como sendo sobre a colocação de energias renováveis no núcleo de crescimento e de modelos de negócios do grupo.
Sob seus planos, energia verde serão responsáveis por 52 por cento da capacidade de energia da Enel em 2019, acima dos 38 por cento, quando ele assumiu em 2004. vento aumentou ea energia solar será responsável pela maior parte do aumento.
Mais de metade do investimento relacionado ao crescimento projetado da empresa para 2016-19-um total de 17 bilhões de euros (US $ 19 bilhões) -Tem foram destinados para as energias renováveis.
A empresa também anunciou planos de fechar as usinas de combustíveis fósseis 23 na Itália em 2019, descartou planos para novas instalações em Itália e Chile e está buscando para descarregar ativos no valor de seis mil milhões de euros, nomeadamente na Europa de Leste.
A mudança de direção foi recebido segunda-feira pelo Greenpeace Itália diretor Giuseppe Onufrio, cujo grupo campanha tem uma longa história de confrontos com a Enel, muitos dos quais terminaram em tribunal.
"Em dois casos, fomos processá-los por danos ambientais e em sete casos, eles estavam processando-nos para nossas atividades em torno de suas plantas ou por causa de nossa campanha contra eles", disse à AFP Onufrio.
"Agora nossa relação mudou drasticamente, de forma positiva", disse ele.
"É difícil ver mudanças dos grandes atores por causa dos grandes investimentos necessários, mas Francesco Starace está redefinindo o modelo de negócio na direção certa.
"Nós não significa que tudo está perfeito agora: os grandes gigantes precisam de tempo para se mover, mas eles estão se movendo Gostaríamos de ver a transformação mais rápida, mas a coisa mais importante para nós é que a direção tomada (pela Enel) foi alterado. , que é uma boa notícia para o meio ambiente e um bom exemplo para outros grandes nomes para começar a mudar. "
Fornecido por: Da phys 2016 ( STOP)
