
a encerrá-lo após um incêndio no sistema de fornecimento de electricidade.
Um porta-voz disse que a Electrabel Tihange um reactor foi colocado de volta na linha como previsto e estaria funcionando a plena potência em devido tempo.
Desligamento da semana passada do reator era "procedimento normal" depois de um incêndio, a empresa disse anteriormente.
Tihange 1 é o mais velho de três reatores na usina, cerca de uma hora de carro ao sudoeste de Bruxelas, e começou o serviço em 1975.
Era para ser completamente fechada em 2015, mas o governo decidiu em 2012 para mantê-lo funcionando até 2025 para ajudar a garantir o fornecimento de eletricidade, enquanto outras fontes de energia são desenvolvidas.
Os ambientalistas, especialmente na vizinha Alemanha, que é eliminação gradual da energia nuclear, têm criticado prolongando a vida útil dos reactores da Bélgica, que eles dizem ser muito velho para ser considerado seguro.
Bélgica sofreu uma série de contratempos nucleares nos últimos anos, com três dos sete reatores do país fechada em um ponto, em dois casos, devido à descoberta de micro-fissuras nos vasos do reator.
Durante a noite quinta-feira, Electrabel foi forçado a parar outro reactor em sua planta de Doel, perto da cidade do norte de Antuérpia, apenas alguns dias depois de ter sido reiniciado após um desligamento de 21 meses.
A empresa disse na época que esperava para retomar a operação do reactor Doel 3 "dentro de alguns dias."
Um porta-voz da Electrabel, disse neste sábado que o Doel um reactor, parado desde o início deste ano e que deveria ter sido reiniciado no domingo, vai agora entrar em operação na quinta-feira em vez disso.
Tal derrapagem em datas estimadas era "normal", acrescentou.
Fornecido por: © 2015 AFP. ( STOP)
