Estudantes criam vaso de planta que recarrega celular; veja

Protótipo: segundo seus criadores, vaso permite de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos.

Green Tech
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

Foi pensando nisso que três estudantes de engenharia da Universidade Autônoma de Barcelona e da Ramón Llull desenvolveram a Bioo Lite, um vaso de planta capaz de recarregar o celular.

O projeto inusitado baseia-se numa bateria biológica contendo microorganismos capazes de quebrar os elementos biológicos “residuais” (metabólitos) gerados pela fotossíntese da planta e transformá-los em energia.

Instalada no fundo do vaso, a bateria é ativada quando entra em contato com a água e a solução orgânica residual. A energia gerada é armazenada em um circuito eletrônico.

Para conectar o aparelho, basta utilizar a entrada USB camuflada em forma de pedra dentro do vaso. Segundo seus criadores, o vaso pode proporcionar de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos. 

Por meio da recém-criada startup Arkyne Technologies, os estudantes lançaram um protótipo do produto e, para viabilizá-lo comercialmente, começaram em abril uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo. A um mês do final da campanha, a empreitada já ultrapassou a casa de 30 mil euros, o dobro da meta desejada.

Se a ideia parece ambiciosa, saiba que os estudantes querem ampliar o projeto, com a criação de sistemas para uso em um jardim inteiro, a fim de gerar energia para outros usos domésticos. 

Veja no vídeo abaixo detalhes do funcionamento da tecnologia: 

 

 

 

Fornecido por:EXAME 2016 ( Stop.co.mz )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus