Esta é uma óptima notícia tanto para a Nokia como para a Samsung, pois permite-lhes trocar livremente conhecimentos e desenvolver novos produtos sem se preocuparem com questões de direitos de autor. Também ajuda a fomentar um clima de inovação, permitindo aos engenheiros de ambas as empresas concentrarem-se na criação de tecnologias de ponta que expandem os limites do que é possível.
“Sob o acordo, que cobre as invenções fundamentais da Nokia em 5G e outras tecnologias, a Samsung irá fazer pagamentos à Nokia durante um período de vários anos a partir do dia 1 de janeiro de 2023”, disse a empresa finlandesa. Os termos do acordo permanecem confidenciais, acrescentou também.
O acordo é consistente com a divulgação anterior de perspectiva de longo prazo da Nokia, disse a empresa.
“A Samsung é uma fabricante líder de smartphones e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo negociado”, disse Jenni Lukander, chefe do grupo de negócios de tecnologia da Nokia.
A Nokia disse anteriormente que as vendas líquidas do seu grupo de negócios de tecnologia tinham caído em 2022, pois a renovação de certos contratos de licença expirados ainda estavam em andamento. No relatório intermediário do terceiro trimestre, a Nokia disse que a suposição de perspectiva de lucro operacional estável de longo prazo em 2022 do grupo de negócios de tecnologia é baseada na suposição de que as negociações de licença serão concluídas.
A Ericsson chegou a um acordo de licença de patente 5G semelhante com a Samsung em 2021, mas só após uma batalha legal.
O portfólio de patentes da indústria da Nokia é baseado em investimentos de pesquisas e desenvolvimento em mais de 130 bilhões de euros desde 2000. O portfólio das patentes da Nokia consiste em aproximadamente 20.000 famílias de patentes, das quais a Nokia anunciou que mais de 4.500 invenções são relevantes para os padrões 5G.
A Nokia permite o uso das suas invenções em padrões abertos, desde que a Nokia tenha o direito de licenciá-las em termos justos, razoáveis e não discriminatórios (termos FRAND), informa a empresa. As empresas podem obter uma licença e usar essas tecnologias sem fazer investimentos significativos no desenvolvimento de padrões. Isto promove a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços para os consumidores, informa a empresa.
Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP