que os usuários continuem a viagem por via ferroviária ou até rodoviária.
Similar a um bombardeiro, a aeronave tem capacidade para transportar até três cápsulas. Dentro delas, é possível levar no máximo 450 passageiros ou 30 toneladas de carga. A envergadura do avião é de 60 metros, duas vezes maior do que a do clássico Boeing 737 (28 metros com espaço para até 110 passageiros), uma das aeronaves comerciais mais usadas no mundo.
Além de fabricar o avião, seria preciso construir aeroportos bem diferentes dos tradicionais. Isso porque, o Clip-Air teria que aterrissar em um aeródromo que funcionasse como um pátio ferroviário ou rodoviário. Desse modo, as cápsulas poderiam ser desacopladas e reutilizadas para transporte terrestre.
Devido a essas complicações, o projeto deve demorar para sair do papel. Segundo o site The Verge, os pesquisadores acreditam que seria preciso entre 40 e 50 anos para o Clip-Air se tornar operacional. Eles pretendem desenvolver um protótipo do tamanho de uma aeronave privada nos próximos cinco a 10 anos. Porém, a versão de três cápsulas levaria até 50 anos para ser arquitetada.
Caso o projeto se torne realidade, ele ajudaria as fabricantes a maximizar o uso da fuselagem, um dos componentes mais caros dos aviões. Além disso, a tecnologia permitiria a troca de transporte muito mais rápida para os passageiros.
Veja como o Clip-Air funcionaria no vídeo (em francês) abaixo:
Fonte:Exame
Reditado para:Tecnologia Stop 2016
Fotografias:Getty Images
Tópicos:Veículos, Aviões, Transportes, Boeing, Empresas, Empresas americanas, Inovação