Você saberia identificar quando um endereço é parte de um golpe envolvendo Bitcoins? Esse é um ponto muito importante para termos atenção, já que Bitcoins enviados não podem ser estornados.
Felizmente, existem diferentes ferramentas para determinar se um endereço está sendo usado para fins ilícitos e se você está prestes a perder o seu Bitcoin.
Ninguém dá dinheiro de graça
Pode parecer óbvio, mas ainda tem muita gente dentro do mercado que não parece ter entendido que ninguém distribui dinheiro à toa, seja ele fiduciário ou digital.
O Bitcoin é um ativo valioso e muito real que não vai ser distribuído de graça para ninguém a troco de nada.
Por isso, sempre que surgir uma live no youtube dizendo que vai dobrar seus Bitcoins, pode ter certeza que é mentira. O mesmo serve para qualquer tipo de publicação nas redes sociais, principalmente no Twitter, que tem uma infestação de bots e contas falsas que propagam esse golpe.
Claro, existem diferentes tipos de promoções reais onde Bitcoins são oferecidos como bônus ou como uma recompensa, mas isso é sempre feito como forma de publicidade ou quando você dá mais do que recebe (caso do cashback).
Há também o caso em que “hackers” enviam um e-mail afirmando que possuem arquivos sensíveis ou imagens gravadas e que vão disponibilizá-las ao público caso uma certa quantia em Bitcoin não seja paga. Como saber se eles estão falando a verdade?
Mas caso você esteja em dúvidas sobre um endereço de Bitcoin, você sabe como verificar se ele está envolvido em algum golpe?
Bitcoin Abuse informa endereços de Bitcoin envolvidos em golpe
A ferramenta online Bitcoin Abuse oferece um importante auxílio para quem quer descobrir se um endereço de Bitcoin é confiável. Com uma rápida pesquisa sobre um endereço é possível determinar se ele foi reportado como parte de algum golpe.
https://www.bitcoinabuse.com/
Por exemplo, ao pesquisar pelo endereço 1Musk1ooxNZY3hene1rjqkT3UV1KQXYC49 utilizado em uma das lives falsas encontradas no YouTube, vemos que há um total de 5 acusações de golpe.
São cerca de 140 relatórios feitos por dia e como essas acusações são feitas pelos próprios usuários, é possível encontrar diferentes tipos de golpes aplicados, desde sextortion falsos e endereços de corretoras golpistas até os endereços de lives falsas e pessoas que não entregaram o que foi prometido após um acordo realizado.
Outra forma eficiente de fazer uma checagem por um endereço de Bitcoin que possa estar envolvido em golpes é através do Scam Alert, com um sistema bem parecido com o do Bitcoin Abuse, sempre muito compreensível e prático.
https://scam-alert.io/
Fonte:da Redação e da livecoins
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmz
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão