Quais as formas mais seguras de fazer compras online?

Tecnologia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Nunca se tinham realizado tantas compras online como em 2023. Segundo os dados disponibilizados pela transportadora DPD, cerca de 71% portugueses realizaram compras online no ano passado, mais 5% do que em relação a 2022.

Mais simples, rápidas e confortáveis do que as tradicionais compras em loja física, as compras online são, como se percebe, uma fonte de vantagens, mas também podem causar-lhe alguns sarilhos, especialmente se não tomar as devidas medidas de segurança.


À medida que as compras online aumentam, também têm crescido o número de burlas e fraudes, uma situação que só pode ser revertida com mais cuidados por parte dos consumidores e uma atenção às dicas que temos para si.


Venha daí aprender a fazer compras seguras na Internet!

Como fazer compras online de forma segura?
Para que a segurança seja o adjetivo mais utilizado para caraterizar as suas compras online, não se esqueça de:

Pagar com cartões de crédito
A altura do pagamento das suas compras online é, provavelmente, a mais importante no que toca à segurança dos seus dados pessoais.

Ao contratualizar o seu cartão de crédito numa instituição de crédito ou banco digital (o processo é, por norma, mais rápido e simples), saiba que, nesse momento, passa a estar protegido pela diretiva europeia de segurança PSD2 que, entre outras coisas, obriga as entidades financeiras emissoras de cartões a cumprirem com várias medidas de segurança.

Entre elas está a dupla autenticação, uma medida que implica que, no momento do pagamento de uma compra online, o emissor do seu cartão de crédito lhe peça dois destes três elementos de segurança: password, introdução de código SMS enviado para o seu telemóvel ou um elemento da categoria de “inerência”, como uma impressão digital, por exemplo.

Contudo, lembre-se que a segurança trazida por esta diretiva europeia nunca estará completa sem que tenha cuidado com quem e onde partilha as suas informações pessoais.

Utilize ligações seguras
Nunca faça compras online a partir de uma ligação de wi-fi pública, já que este tipo de ligações são extremamente vulneráveis à pirataria informática.

De igual modo, nunca utilize os dispositivos móveis de outra pessoa para realizar as suas compras.

Assim, aconselhamos a que utilize sempre o seu PC ou smartphone para realizar compras online, desde que se assegure que estes dispositivos estão devidamente protegidos contra softwares maliciosos e têm a firewall ativada.

Tenha cuidado na escolha dos sites/lojas online
Fenómenos como o pharming ou phishing estão a tornar-se tão habituais que torna-se necessário desenvolver medidas de segurança em relação aos sites e lojas online que visita ou onde faz compras.

Entre essas medidas deve constar uma atenção especial ao cadeado do site que visita e que pode ajudá-lo a saber se essa loja online é segura ou não.

Apesar da indicação “s” no final do http indicar que o site tem um certificado de segurança TLS válido, hoje em dia é fácil e rápido adulterar essa “certificação”, por isso, o melhor é procurar mais informações sobre a loja online em questão através de críticas online escritas por outros utilizadores e leia a sua política de Privacidade.

Além disso, não aceda a sites a partir de links, ao invés, escreva sempre o endereço no motor de pesquisa.

Por último, desconfie sempre de preços demasiados baixos quando em comparação com aqueles que são praticados na maioria das lojas.

Conserve o comprovativo de compra
Para provar que uma determinada compra foi realizada e poder pedir o seu dinheiro de volta, conserve sempre o comprovativo da transação, fatura e caixas ou invólucros onde recebeu as suas compras.

Note que tem até 14 dias para desistir da compra do produto ou subscrição e, caso suspeite de que foi alvo de fraude, contacte as autoridades e o seu banco de imediato.

 

 


Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus